Economia

A loja que nasceu do sonho de Beatriz Perry Sampaio já faz parte do Porto de Tradição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_perry_sampaio_campo_alegre_01.JPG

Filipa Brito

Foi aprovada por unanimidade, na reunião de Executivo desta segunda-feira, a inclusão da Perry Sampaio no lote de proteção do Porto de Tradição, programa que reconhece os estabelecimentos de comércio tradicional local.

A loja situada na Rua do Campo Alegre torna-se assim, sob proposta do vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente, a 96.ª entrada no grupo de estabelecimentos reconhecidos pelo Porto de Tradição. Há, igualmente, quatro entidades integradas no lote de proteção.

“O estabelecimento em causa obteve pontuação suficiente para ser reconhecido como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local”, salienta Ricardo Valente, lembrando que “o Município do Porto, reconhecendo a importância de salvaguardar o comércio local e tradicional, desenvolveu um conjunto de medidas que visam proteger os estabelecimentos ou entidades de interesse histórico, com ou sem fins lucrativos, que, pela sua atividade e património material ou imaterial, constituam uma relevante referência cultural ou social para a cidade.”

Foi recentemente aprovada a atribuição de 375 mil euros, ao abrigo do Fundo Municipal de Apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidos pelo Porto de Tradição. O regulamento do programa foi também ajustado, tendo em conta os efeitos da pandemia.

A Perry Sampaio dedica-se, desde 1960, à comercialização de artigos de decoração. Especializada na realização de toalhas bordadas à mão, oferece igualmente artigos para a decoração de todos os recantos de casa.

“Na sua quinta de Prado, Beatriz Tasso de Sousa Perry Sampaio principia nos anos 40 o seu atelier de tecelagem, onde ensina a tecer em linho desenhos criados por si. Sazonalmente no período de Verão, apresenta as suas coleções na vila balnear da Figueira da Foz e inicia na altura a exportação das suas criações para várias famílias residentes nos países africanos de expressão portuguesa. A necessidade de expor as suas criações a um público mais abrangente leva Beatriz Perry Sampaio a fundar em 1960 a Perry Sampaio, encontrando no n.º 574 da Rua Campo Alegre na cidade do Porto o local perfeito para iniciar a sua nova atividade comercial”, pode ler-se no site oficial da loja, acrescentando: “Em 1974, a Perry Sampaio transita para o n.º 713 da Rua Campo Alegre, onde se mantém atualmente.”