Cultura

"A Hora antes do Pôr-do-sol" abre neste sábado na Galeria Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Exposicao_A_Hora_Antes_do_Por_do_sol.jpg

A artista columbiana Milena Bonilla apresenta a sua primeira exposição a solo em Portugal neste sábado, com curadoria de Juan Luis Toboso.

O título da exposição remete para uma das cartas que Rosa Luxemburgo, filósofa e economista, enviou da prisão de Wronke, no verão de 1917 e que serve de ponto de partida para o projeto da artista, que se debruça sobre as relações entre passado e presente, natureza, economia e lutas sociais.

A prática de Milena Bonilla debruça-se sobre questões relacionadas com o colonialismo epistemológico e as diferentes formas como afeta os organismos, a linguagem e as estruturas sociais. Neste novo projeto expositivo, focou-se no arquivo de Luxemburgo, nomeadamente o seu herbário de dezoito cadernos. Nas palavras do curador, esta é uma forma de compreender, não só "o seu conhecimento botânico e as relações que estabelece com o pensamento da vida", mas também as "origens simbólicas [que] podem aqui ser resgatadas de forma a construir uma história política a partir das flores e dos movimentos de dissidência subalterna".

No mesmo dia, será também apresentada a exposição coletiva "Erro 417: Expectativa Falhada", com curadoria de Marta Espiridião, resultado do concurso Expo’98 no Porto.

Ambos os projetos expositivos poderão ser vistos até 13 de fevereiro de 2022, com entrada livre de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

A programação completa pode ser conhecida no website da Galeria Municipal do Porto.