Turismo

A experiência singular do comércio tradicional de rua já em vídeo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_natal.jpg

Filipa Brito

O novo vídeo promocional dedicado ao comércio tradicional de rua é um convite à descoberta das tradições e do património cultural, social e arquitetónico do Porto.

Desde barbearias e mercearias tradicionais, livrarias, alfarrabistas, cafés antigos, ourivesarias, lojas de tecidos e retrosarias, entre outras, o vídeo ilustra alguns destes locais emblemáticos, alguns centenários, onde é possível comprar os produtos mais originais e, em simultâneo, desfrutar de um atendimento personalizado e de uma experiência de compras exclusiva.

O período de confinamento veio salientar o interesse do consumidor em descobrir a identidade e a autenticidade dos produtos e locais visitados. O comércio tradicional de rua, assente, na sua maioria, na produção local e na partilha de vivências, contribui não só para a vitalidade económica, cultural e social da cidade, como responde às motivações dos residentes e visitantes que procuram conhecer a história da cidade e impactar de forma positiva a comunidade local.

A par do vídeo dos artesãos, o do “Porto de Tradição” divulga alguns dos locais mais singulares para quem procura produtos surpreendentes e originais. A cidade, a par dos seus atrativos reconhecidos internacionalmente, disponibiliza uma oferta diversificada ao longo do seu território, da qual faz parte o comércio tradicional, os artesãos, os mercadinhos e feiras de rua, que integram o seu vasto e rico património material e imaterial.

O “Porto de Tradição”, um programa municipal de proteção dos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social, tem vindo a ser complementado com outros apoios municipais, como o programa Fundo de Apoio, o voucher desconto, a decoração das ruas, os concursos de montras, as ações de formação dirigidas aos comerciantes, entre outros.

O vídeo “Porto de Tradição” o integra o conjunto de 22 vídeos promocionais que o Município do Porto está a lançar e que têm como objetivo divulgar e promover o potencial da cidade, junto de diferentes segmentos.