Ambiente

A carriça: ave pequena mas com um canto melodioso

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

DR_carrica_01.JPG

DR

De porte pequeno, mas robusto, e dona de um canto melodioso e possante, que não lhe faz jus ao tamanho, a carriça é a protagonista do novo episódio criado pela equipa municipal do Ambiente. Se ficou com a curiosidade aguçada, calce as botas, pegue nos binóculos e venha à descoberta desta ave pela cidade.

No novo vídeo do programa “De binóculos no sofá”, criado pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, é possível ficar a conhecer algumas características deste pássaro, facilmente avistado em território nacional ao longo de todo o ano.

De nome científico troglodytes troglodyte, que significa, literalmente, “aquele que entra em buracos”, a carriça é uma das aves canoras mais pequenas e mais comuns da avifauna portuguesa.

Facilmente identificável graças ao seu aspeto compacto, cor acastanhada, asas arredondadas e uma cauda curta, pode ser observada em vários espaços verdes da cidade do Porto.

Para isso, basta prestar atenção pois a carriça desloca-se pelo chão através de movimentos rápidos e gosta de estar junto a zonas de vegetação densas, como matos, bosques, parques e jardins.

Devido a este tipo de hábitos, esta espécie é dotada de penas mais fortes nas pontas das asas, como forma de proteção extra quando sobrevoa esse tipo de ambientes.

Com uma dieta insectívora, esta ave alimenta-se de uma grande variedade de animais invertebrados, como insetos, aranhas, larvas e outros. E graças ao seu pequeno tamanho - medindo apenas cerca de 9 cm - e ao seu bico pontiagudo, a carriça consegue procurar alimento em zonas mais inacessíveis a outras aves do género.

No que diz respeito ao canto, não se julgue a exuberância e o poder da carriça pela sua modesta dimensão, pois este é melodioso e forte.

É utilizado, essencialmente, para marcar e defender o seu território durante a época de acasalamento, que acontece entre os meses de março e junho.

Com um sistema de acasalamento poligénico, o macho acasala com várias fêmeas, podendo, para o efeito, construir até 12 ninhos numa única época reprodutiva para as atrair e seduzir.

Se é um entusiasta de aves, aproveite para vislumbrar e escutar o canto da carriça pelos vários jardins da cidade, ou através da janela de casa.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental do Município do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa, #atelierdaboavida, #ambientedescomplicado e #naturezaabrincar.