Ambiente

A Bandeira Azul já certifica a qualidade de mais uma praia do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A época balnear teve início há poucos dias nas praias do Porto e, na manhã desta terça-feira, foi hasteada a mais recente Bandeira Azul atribuída a um areal da cidade. A Praia do Aquário passou a ostentar o galardão de qualidade ambiental, ampliando para nove o total de praias do Porto com Bandeira Azul.

A manhã não estava convidativa para banhos, com o tempo encoberto e o ar fresco, mas o momento não deixou de ser pleno de significado: a Bandeira Azul foi hasteada na Praia do Aquário, entre os areais do Homem do Leme e do Castelo do Queijo, num ato simbólico que traduz o reconhecimento das condições de excelência para a prática balnear, bem como critérios de qualidade ambiental.

O Porto soma, assim, nove praias com Bandeira Azul. “Quero dar os parabéns a toda a equipa. Tem sido inexcedível neste caminho”, congratulou-se o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo – igualmente presidente do conselho de administração da empresa municipal Águas e Energia do Porto, entidade responsável pela gestão das águas balneares designadas.

“Temos novas competências no âmbito da descentralização”, lembrou Filipe Araújo. “As praias citadinas têm outro tipo de desafios e temos uma época balnear pela frente. Muito trabalho, análises para fazer”, acrescentou o vice-presidente da Câmara do Porto, sublinhando a sua satisfação por ver “como as pessoas voltaram às praias do Porto”, sem resistir a acentuar as diferenças entre o estado das praias no passado e como se encontra atualmente.

Acompanhado pelos representantes de diversas entidades, Filipe Araújo visitou ainda os equipamentos de apoio às praias, instalados em novos monoblocos em madeira, onde os banhistas podem encontrar serviços como o posto de socorro. O espaço serve igualmente de arrecadação para os nadadores-salvadores.

Além das várias instalações sanitárias, existem também três postos de primeiros-socorros, dezoito painéis informativos, dez bebedouros, treze chuveiros, dez conjuntos de equipamentos de recolha seletiva de resíduos, um papa-chicletes, internet sem fios gratuita, entre outros.

A época balnear nas praias do Porto teve início a 10 de junho e decorre até 11 de setembro.