Sociedade

A Baixa continua hoje em festa com o Concerto de Ano Novo e o aniversário Banda Sinfónica Portuguesa

  • Notícia

    Notícia

#jq_01janeiro_concerto_ano_novo_01.jpg

João Queirós

O Ano Novo continua hoje a ser celebrado na Avenida dos Aliados, mas à luz do dia, com o palco a receber um concerto que assinala ao mesmo tempo também o aniversário da protagonista: a Banda Sinfónica Portuguesa.

Ainda há poucas horas se fazia a grande celebração da Passagem de Ano e já a música está quase a soar de novo na Baixa com o tradicional Concerto de Ano Novo, a partir das 16 horas deste dia 1 de janeiro, pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Sob a direção musical do Maestro Francisco Ferreira, o concerto acontece precisamente no dia em que a Banda Sinfónica Portuguesa celebra o seu 15.º aniversário, pelo que o evento tem duplo motivo de comemoração.

Com efeito, foi no dia 1 Janeiro de 2005, no Teatro Rivoli, que a Banda Sinfónica Portuguesa se apresentou pela primeira vez ao público, gravando também o seu primeiro CD. Em abril de 2010, lançou o álbum "A Portuguesa", com obras exclusivamente de compositores portugueses, num concerto realizado no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto.

Desde aí, tem vindo a gravar regularmente outros trabalhos, nomeadamente "Traveler" (2011), "Hamlet" (2012) "Oásis" (2013), "Grand Concerto pour Orchestre d'Harmonie" (2014), "Sinfónico" com Quinta do Bill (2015), "Trilogia Romana" (2015), "Porto" (2016) e The Ghost Ship (2017).

O Concerto de Ano Novo, nesta quarta-feira, no palco da Avenida dos Aliados, é de acesso livre.

PROGRAMA:

GIUSEPPE VERDI

Abertura da "Forza del Destino" (8')

ARAM KHATCHATURIAN

Arr. José Schyns

"Gayaneh Suite"

Sabre dance

Dance of the young maidens

Mountaineers' dance

Gopak

Lullaby

Lezghinka

CAMILLE SAINT-SAENS

"Danse Bacchanale"

GERONIMO GIMÉNEZ

Intermedio de "La boda de Luis Alonso"

JULIUS FUCIK

"The Florentiner March"