Economia

A alma do Natal, os sabores da consoada e os presentes para todos estão no Bolhão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_primeiro_aniversario_bolhao_02.jpg

Miguel Nogueira

Para assegurar que a tradição chega a casa dos portuenses, o Mercado do Bolhão tem preparada uma programação natalícia que pretende acompanhar as compras dos sabores para a consoada e os presentes para a família. “A alma do Natal está no Bolhão” até 23 de dezembro com música, atuações e uma feira especialmente dedicada.

De 14 a 16 de dezembro o mercado recebe a sua Feira de Natal, dedicada à celebração dos produtos tradicionais da época. Durante três dias, o mercado abre espaço a conceitos inovadores que ajudem a reforçar e a solidificar a imagem do Bolhão como mercado de referência da cidade, enquanto se promovem hábitos de consumo no comércio local e tradicional.

As bancas temporárias vão ocupar a Galeria do Mercado, das 11 às 22 horas, com doces tradicionais do Natal, doces conventuais, chocolates, bolachas, chás, cafés, vinhos, peixes fumados, decorações natalícias e muito mais.

Para envolver os visitantes no espírito, os dias até à véspera de Natal serão de música e teatro. Esta terça-feira, dia 12, “Há Jazz no Mercado”, com um concerto, no Átrio Formosa, de Ana Luísa Marques, Filipe Dias, Gonçalo Sarmento e Antón Quintela.

Com uma seleção musical do Porta-Jazz, a música volta a ouvir-se no dia 19 de dezembro, desta vez por Rafael Gomes, Joaquim Festas, João Próspero e Gonçalo Ribeiro.

Do jazz para o “Há Fado no Mercado”, Gisela João foi convidada para a curadoria da programação que vai animar a Galeria do Bolhão. Vânia Leal atua esta quarta-feira, 13 de dezembro, e Patrícia Costa canta no dia 20. Todos os concertos começam às 19 horas.

A música continua a animar as compras de Natal no mercado com os concertos de Filipe e Marco Ornela e de Josefina no dia 14, no Átrio Formosa. O primeiro duo arranca às 19 horas e a cantora às 20h15.

À mesma hora, no mesmo local, mas já no dia 21 de dezembro, as atuações ficam a cargo de Carlos Cepinha e de Anabela e João Gusmão.

Participam, ainda, nesta alma do Bolhão os Soldadinhos de Natal (dia 14, às 16 horas) e o Xmas Carols portátil (dia 15, às 18 horas). O Bando do Gambozinos levará música e brincadeira à escadaria principal e o público poderá, ainda, ter a sua caricatura tradicional feita na hora.

No último dia, às 16 horas, o Mercado do Bolhão oferece, mais uma vez, “Ópera de Bolso”.

Mercado (re)aproxima as pessoas e dá vida à tradição

A campanha “A alma do Natal está no Bolhão” nasce como um incentivo à reaproximação das pessoas entre a azáfama do dia a dia, para que personalizem a experiência e lhe deem um outro significado através da compra no comércio tradicional, onde o mercado surge como palco para o reavivar tradições e costumes.

Este ano, as bancas contam com uma comunicação personalizada, na qual cada comerciante identifica o seu artigo mais emblemático, para além de frases de apoio adaptadas ao tipo de produto comercializado em cada espaço.

O público também poderá descobrir os pontos mais “instagramáveis” do Bolhão, através da criação de spots específicos para os visitantes tirarem as suas fotografias e as partilharem com a hashtag #NatalNoBolhão.