Cultura

A 9 de dezembro, o Batalha inaugura com casa aberta

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Paulo_Cunha_Martins_Centro_de_Cinema_Batalha.jpg

Paulo Cunha Martins

O programa especial de abertura, ao longo de todo o fim de semana, inclui cinema, conversas, exposições, visitas guiadas e DJ sets. Todas as atividades do dia da inauguração, cuja festa se alonga até às duas da manhã, são gratuitas.

Falta menos de um mês para a inauguração do Batalha Centro de Cinema. A 9 de Dezembro, sexta-feira, às 17h30, todas as pessoas poderão percorrer o edifício e explorar os seus novos espaços, nomeadamente a Biblioteca e Filmoteca, a Sala-Filme, a Livraria e a Cafetaria e Bar.

Nas sessões inaugurais, agendadas para as 18h30 e as 21h30 com o mesmo programa, são exibidos os filmes The New Sun (2017), de Agnieszka Polska, e o clássico de ficção científica The Day the Earth Stood Still (1951), de Robert Wise – assinalando abertura do ciclo de cinema Políticas do Sci-Fi. As duas sessões são abertas ao público, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, na bilheteira do Batalha, no dia da sessão, a partir das 13h.

Entre as 23h30 e as 02h são apresentados em contínuo, nas duas salas de cinema, dois filmes de Agnieszka Polska, artista polaca a quem o Centro de Cinema dedica um foco em dezembro. A emergência climática, a extinção e a desinformação são os temas centrais das curtas-metragens The New Sun (2017), apresentada na Sala 1 e What the Sun has Seen (2017), na Sala 2. À mesma hora, iniciam-se os DJ sets no Bar – com a artista norte-americana Juliana Huxtable, seguida de Jackie e MVRIA. Tanto as instalações como os DJ sets são de entrada livre, não sendo necessário o levantamento de bilhete.

No sábado, dia 10 de dezembro, às 15h15, o Batalha apresenta a sua primeira sessão para famílias, Cabeça na Lua, que compreende a exibição das curtas-metragens Viagem à Lua, de Georges Méliès (1902) – exibido aquando da abertura do Batalha em 1947 –, Os Macacos que Queriam Apanhar a Lua (1982), de Zhou Kequin, e Wallace and Gromit Uma Grande Aventura, de Nick Park (1989).

Para o mesmo dia, às 17h15, está agendada a antestreia de A Sibila, de Eduardo Brito – filme que assinala o centenário do nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís, ao qual se seguirá uma conversa com Eduardo Brito, Mónica Baldaque e Paulo Branco, moderada por Isabel Ponce de Leão. Às 21h15, dá-se início a Claire Denis: Todo o Corpo – a mais completa retrospetiva dedicada à realizadora em Portugal – com a primeira longa-metragem da cineasta francesa, Chocolat (1988).

No domingo, no âmbito do ciclo Políticas do Sci-Fi, às 16h15, é exibido o filme A Confederação O Povo é que Faz a História (1978), de Luís Galvão Teles – ao qual se seguirá uma conversa com o realizador e Amadeu Lopes Sabino, moderada por Arnaldo Saraiva. Um filme que está na origem da exposição apresentada nos Foyers do Batalha, A Confederação Dentro Daquela Liberdade que Tínhamos.

Às 19h15 é apresentada a sessão de curtas Melancolias de Extinção, com os filmes The Great Silence, de Jennifer Allora e Guillermo Calzadilla (2014), e Flores (2017), de Jorge Jácome, realizador que estará presente no final da sessão para uma conversa com Lukas Brasiskis.

No sábado e no domingo, às 11h30 e às 15h15 respetivamente, acontecem Visitas Guiadas ao edifício, durante as quais os visitantes são convidados a percorrer o renovado Batalha com as equipas artística e de arquitetura. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete na bilheteira do Batalha nos próprios dias – no sábado a partir das 10h30 e no domingo a partir das 13h.

Além da exposição A Confederação Dentro Daquela Liberdade que Tínhamos (Foyers), ao longo do fim de semana – e até 22 de janeiro –, o público do Batalha poderá visitar livremente a instalação Premium Connect, da artista Tabita Rezaire (Sala-Filme).

No dia 9 de dezembro, a bilheteira do Batalha estará excecionalmente aberta entre as 13h e as 16h e as 18h e as 00h. No fim de semana de 10 e 11 de dezembro, o horário será o regular, das 13h às 21h45.

A partir desta quinta-feira, 17 de novembro, será possível comprar os bilhetes para todas as sessões de dezembro e janeiro, na bilheteira do Batalha e online. A programação pode ser consultada em batalhacentrodecinema.pt.