Sociedade

900 anos de história viajam do Arquivo para os Paços do Concelho

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

É a primeira vez que o Foral do Porto, datado de 1123, sai do Arquivo Municipal para ser exposto, durante dois dias, nos Paços do Concelho. Uma viagem curta, cerca de 1.200 metros, mas carregada de história e grande significado. Hoje, com ele viajou também o Foral Manuelino, de 1517. Os dois vão estar expostos, em exibição inédita ao público, esta sexta e sábado, das 9 às 17 horas (com exceção de amanhã, entre as 11h30 e as 13h30, que estará encerrado) no salão nobre dos Paços do Concelho. A entrada é livre.

Chegaram bem acomodados, com as técnicas de conservação e restauro do Arquivo Municipal a cumprirem todas as regras e procedimentos para este tipo de deslocações. Foram acondicionados em caixas, feitas de materiais livres de ácidos, de forma a garantir que nenhum elemento poluente pudesse contaminar os documentos.

Para além do transporte, as técnicas do Arquivo Municipal fizeram, antecipadamente, o "trabalho de casa". O espaço onde os dois documentos históricos vão estar em exposição foi monitorizado, registados os valores de temperatura e humidade, de forma a criar as condições de estabilidade. "Avaliamos o local, a sua segurança, para que os documentos fiquem bem", assegura Joana Guerreiro.

O mesmo cuidado vão continuar a ter durante os dois dias de exposição, no salão nobre dos Paços do Concelho. "Vamos manter sempre o controlo dos valores para que os documentos não sofram grandes alterações", acrescenta a técnica do Arquivo Municipal.

Lançamento de um postal evocativo

Entretanto, e no âmbito das celebrações dos 900 anos do Foral do Porto, decorre amanhã, às 12 horas, a cerimónia de lançamento de um postal inteiro evocativo dos CTT. A sessão conta com a participação do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do presidente executivo dos CTT, João Bento.

Já no sábado, a partir das 10 horas, na Casa do Infante, decorrerá um colóquio evocativo, sob o tema "O Porto Medieval: do burgo do bispo à cidade dos mercadores". Uma organização da Câmara Municipal do Porto e do CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).