Sociedade

9 instituições da cidade têm oficialmente Coração Verde

  • Notícia

    Notícia

Nove instituições do concelho do Porto mereceram o Certificado Coração Verde, que atesta o excelente desempenho na melhoria global da sua sustentabilidade ambiental.

Os certificados resultam da atividade do Lipor Geração+, programa que contempla a oferta facilitadora de práticas que suportam a melhoria no desempenho ambiental das instituições e a consciencialização dos impactos ambientais na sociedade e na economia, promovendo uma otimização dos recursos humanos e materiais afetos aos processos de gestão ambiental.

Nesse âmbito, cada instituição tem um plano à sua medida, mas dentro dos parâmetros de gestão de resíduos, poupança de água, poupança de energia, gestão de espaços verdes e/ou promoção da biodiversidade.

O reconhecimento oficial agora formalizado diz respeito ao primeiro semestre do ano e traduziu-se em nove certificações de instituições educativas e sociais com sede no Porto, sendo oito em estreia e uma em renovação. Este foi o caso da Escola E.B. 1 das Florinhas que, tendo conquistado o Certificado Coração Verde há dois anos (prazo por que é válido), viu o acompanhamento feito pela Lipor determinar a renovação.

O "Coração Verde" tem estado a ser entregue ao longo de vários dias nas instituições, nalguns casos com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto e vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, que elogiou o empenho das entidades no desenvolvimento das boas práticas ambientais e, sobretudo, o exemplo assim transmitido às novas gerações.

As entidades agora contempladas com Certificados de Coração Verde foram:

- Colégio Nossa Senhora do Rosário

- Escola E.B. 2/3 Francisco Torrinha

- Escola E.B. 2/3 Augusto Gil

- Escola E.B.1 das Florinhas

- Associação Infantário e Jardim de Infância Carolina Michaëlis

- Centro Educativo de Santo António

- Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

- Escola E.B. 2/3 do Viso

- Liceu Francês do Porto.