Habitação

9.ª edição do Porto Solidário rececionou 747 candidaturas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_porto_solidario_02.jpg

Filipa Brito

A 9.ª edição do programa de apoio à renda Porto Solidário rececionou um total 747 candidaturas, entre o dia de 19 de janeiro a 15 de fevereiro. Até ao momento, foram homologados 319 candidaturas, das quais 289 já começaram a ser apoiadas, encontrando-se as restantes em análise.

O processo de análise às candidaturas prossegue, mas perto de três centenas de candidaturas, apresentadas até meados deste mês, já beneficiam de apoio, cujo valor médio se fixa atualmente nos 198,70 euros, durante 24 meses.

Dos beneficiários homologados nesta 9.ª edição, 51% já auferiu de apoio em edições anteriores do Porto Solidário.

Da análise às candidaturas agora apresentadas, verifica-se, também, que cerca de 96,6% dos candidatos reside em habitação arrendada e somente 3,4% apresenta encargos com prestação bancária. As freguesias com maior preponderância de famílias que se candidataram foram a União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (22,5%), Paranhos (21,9%), Campanhã (19,6%) e Bonfim (17,7%).

Recentemente, o Município do Porto delegou Domus Social a gestão integral do programa Porto Solidário - Fundo Municipal de Emergência Social, pelo que o processamento e pagamento do apoio, a partir de abril de 2021, passa a ser assegurado por esta empresa municipal.

Integrando três eixos de apoio prioritário, este fundo de emergência auxilia a vertente de apoio à habitação, apoio e inclusão dos cidadãos com deficiência e apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e instituições sem fins lucrativos. O Eixo de Apoio à Habitação destina-se a apoiar pessoas ou famílias com dificuldades económicas e em situação de emergência habitacional grave, designadamente as que estejam a aguardar disponibilidade de habitação social ou sem capacidade para assegurarem o pagamento da prestação bancária ou da renda da morada de família.

Criado em 2014, o programa Porto Solidário já vai, em 2021, na sua 9.ª edição, à qual foi afetada uma verba de 750 mil euros, aprovada pelo Executivo Municipal.

Até ao momento, o Município do Porto já apoiou mais de 3.550 famílias, num total de 8.595 milhões de euros investidos.