Cultura

89.º aniversário do Rivoli comemora-se em casa com programação online

  • Notícia

    Notícia

pedro_figueiredo_ne_barros_paisagens_maquinas_animais.jpg

Pedro Figueiredo

O Teatro Rivoli comemora hoje o 89.º aniversário e até dia 24 a festa faz-se num palco aberto para o mundo com uma programação online gratuita. Espetáculos, concertos, instalações, sessões literárias e o lançamento de uma nova publicação fazem parte dos planos de uma celebração que, neste ano, se fará em casa de cada um.

Numa época atípica, em que as restrições de um novo confinamento vigoram e os equipamentos culturais voltam a estar encerrados, as velas dos 89 anos do Teatro Municipal do Porto (TMP) – Rivoli serão sopradas à distância, com a transmissão de conteúdos durante cinco dias.

Neste que será um momento de partilha entre o Teatro Rivoli e o público, no programa variado constam: o novo espetáculo “Noite de Primavera”, do dramaturgo e encenador Luís Mestre, realizado em coprodução com o Teatro Nova Europa; a coreografia “IO – Paisagens, Máquinas, Animais”, pensada para dois bailarinos e dois músicos de Né Barros; o duplo concerto com Jorge Queijo + Francisco Antão e o coletivo vocal COBRA’CORAL; e a instalação/performance “The residual pieces”, de Solveig Phyllis Rocher - durante um ano foi artista-arquivista do Rivoli -, que reúne um conjunto de 11 performances a partir da programação apresentada entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021 no TMP.

Também a literatura terá um lugar na programação adaptada ao universo online com um percurso visual e poético pela voz de seis especialistas da arte do bem dizer (Catarina Gomes, Cristiana Sabino, Joana Mesquita, Isaque Ferreira, Jorge Mota e Rui de Noronha Ozorio) e com a apresentação de uma nova publicação dos Cadernos do Rivoli, numa edição organizada por Tiago Bartolomeu Costa.

Tendo por habitual objetivo revisitar e fazer uma panorâmica do trabalho desenvolvido ao longo de um ano - que ficou marcado por uma temporada díspar face às restrições provocadas pela pandemia -, além das estreias haverá também espaço para rever projetos outrora apresentados. Exemplo disso é o primeiro episódio da série PAR(S) – Artes Performativas e Imagem Online, "Ø ilha", que resulta do encontro entre a coreógrafa Joana Castro e a cineasta Cláudia Varejão, lançado durante o mês de dezembro e que voltará a estar disponível.

Quanto aos espetáculos “Falaise”, de Camille Decourtye & Blai Mateus Trias/ Baro d'evel, e “Caixa para guardar o vazio”, de Fernanda Fragateiro & Aldara Bizarro, que inicialmente integravam o programa presencial do 89.º aniversário do Teatro Rivoli, foram reagendados para uma data a anunciar.

Os vídeos ficam disponíveis no site do TMP a partir da meia noite desta quarta-feira, permanecendo até ao final do dia de domingo. Podem ser visionados de forma gratuita, em qualquer horário.