Cultura

80 anos do Coliseu celebram-se com dois dias de espetáculos para todas as idades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_coliseu_do_porto_01.jpg

Filipa Brito

Música, teatro e circo são os principais presentes que o Coliseu do Porto tem para partilhar no fim de semana em que celebra 80 anos de experiências. Este sábado e domingo, a festa é feita em família.

A programação arranca às 10 horas de sábado, 18 de dezembro, com teatro e dança para bebés entre os três meses e os três anos. A partir de um texto de Charles Perrault, com encenação de Paulo Lage e coreografia de Elsa Madeira, a peça “Capuchinho” “sugere o poder transformador do cenário em imaginário. A imagem, o movimento, o som e a palavra sincronizados, num auto em que era uma vez uma história encantada”. O espetáculo repete às 17 horas.

Às 18 horas, surge o desafio “Manda os teus pais passear”. Uma peça do Teatro Experimental do Porto que “nasce como um protesto contra a geração de pais acelerada. A partir de um pequeno passeio pela rua de sempre, ao olhar para fora em vez de para dentro, ao usar os olhos de outros, os sapatos de outros, o tempo de outros, tornou-se uma descoberta infinita: desfrutar do que nos rodeia, do que já existe”.

A peça, para crianças dos 8 aos 14 anos, repete no dia seguinte à mesma hora.

No domingo, a festa de aniversário tem início às 10 horas. “O Bosque do Piripak” é um teatro musicado para crianças entre os 6 e os 12 anos. Com produção da Astro Fingido, “esta peça fala dos medos na infância e de um em particular: o medo do silêncio. Medo que muitas vezes transportamos para a idade adulta, sem que dele tenhamos consciência”. A peça repete às 15 horas.

Às 11 horas é tempo para um clássico Concerto Promenade 2.0, desta vez com “A Arca do Tesouro” e o maestro Cesário Costa na condução. “A partir do conto de Alice Vieira, com música de Eurico Carrapatoso, a Orquestra Sinfónica Ensemble vai contar a história de Maria que guarda na sua caixa azul segredos e riquezas que, a seu tempo, serão revelados”.

O “Concerto Ageas – 80 anos Coliseu” veste toda a pompa e circunstância e traz, pelas 16 horas, à sala principal o “Concerto para Piano n.º 1 de Tchaikovsky”, com a vencedora do 1º prémio do Concurso Internacional de Música Santa Cecília / Prémio Câmara Municipal do Porto, a pianista Quanlin Wang como solista, acompanhada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob direção do maestro Osvaldo Ferreira.

Na noite de domingo, dia em que o Coliseu do Porto assinala os 80 anos de vida, vem a “cereja no topo do bolo”. Às 21 horas, tem início o maior espetáculo do Universo, o Circo de Natal.

Transversal aos dois dias de aniversário é a exposição dos desenhos vencedores do concurso “Desenha o Coliseu”. Dirigido a todos os graus de ensino, do pré-escolar ao superior, o desafio admitiu qualquer técnica de desenho, até mesmo digital, e os resultados vão ser agora conhecidos por todos.

Em comunicado, a presidente do Coliseu do Porto reforça como “completando 80 anos de vida dedicada às artes e ao entretenimento, o Coliseu soube mostrar como se responde à altura das circunstâncias, com a experiência e a qualidade organizacional que lhe são reconhecidas, promovendo a melhor experiência para profissionais e públicos”.

“Os próximos 80 anos começam já em 2022. Vamos continuar a servir a cidade e a região com a mesma qualidade e oferta”, garante Mónica Guerreiro.