Cultura

75 anos do Cineclube do Porto assinalados com o lançamento de um livro

  • Notícia

    Notícia

#mno_abertura_cinema_trindade_10.jpg

Miguel Nogueira

No ano em que o Cineclube do Porto comemora o seu 75.º aniversário, foi lançada uma edição especial que reúne artigos sobre a sua história e contributo, pelas palavras de investigadores e personalidades do cinema. Os festejos estendem-se até maio de 2021 com uma programação cinéfila mensal.

O Cineclube do Porto está de parabéns. Fundado a 13 de abril de 1945, por Hipólito Duarte, aquele que é o cineclube mais antigo do país em funcionamento tem vindo a celebrar a data com um programa de comemorações alargado, que se estende até maio do próximo ano com o ciclo "7½" que exibe, todos os meses, um filme escolhido por década, desde a criação do espaço situado na Rua António Cardoso.

De forma a eternizar os 75 anos ininterruptos de atividade, o espaço portuense dedicado à sétima arte lançou ainda uma edição comemorativa intitulada "75 anos: Cineclube do Porto", que reúne artigos de investigadores e personalidades destacadas da área do cinema.

Entre outros temas centrais do livro, são abordadas as origens do movimento cineclubista e o particular contributo do Cineclube do Porto, o contexto artístico portuense na sua ligação com o Cineclube e ainda o seu acervo e a relevância não só para a leitura da cultura cinematográfica dos últimos 75 anos como para a promoção e o suporte do trabalho desenvolvido por investigadores desta área do conhecimento.

Através de uma compilação de trabalhos desenvolvidos ao longo do tempo por especialistas e de alguns textos originais, esta é uma edição exaustiva que reflete o esforço do Cineclube em "disponibilizar ao público o seu acervo fílmico, equipamento e memorabilia, biblioteca e documentação", descreve o mesmo em nota divulgada.

A publicação da edição bilíngue, redigida em português e inglês, resulta de uma parceria com o Município do Porto, o Instituto do Cinema e do Audiovisual, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Cinemateca Portuguesa.