Educação

75 alunos de excelência reconhecidos pelo Município do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto distinguiu, este ano, 75 alunos de estabelecimentos de ensino da rede pública da cidade, que se evidenciaram pelos resultados obtidos nos diversos níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, secundário e ensino profissional), no âmbito da 15.ª edição do Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência. Também os diretores dos 27 estabelecimentos escolares do município foram reconhecidos.

A cerimónia decorreu esta terça-feira à noite, na Casa da Música, com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, dos vereadores da Educação, Fernando Paulo, e da Juventude, Catarina Araújo, pais e encarregados de educação, diretores dos agrupamentos escolares e alguns convidados. "Este não é apenas um momento de orgulho para os alunos premiados, para as suas famílias e para os seus educadores. É um momento de orgulho para todos nós", sublinhou Rui Moreira, na sua intervenção.

O autarca portuense aproveitou a oportunidade para congratular "os pais e os professores pelo importante papel que desempenham na vida dos alunos. O amor, a entrega e o empenho que colocam na sua educação é determinante para que desenvolvam todo o potencial escolar e intelectual".

"Excelência académica é uma grande responsabilidade"

Mas foi aos alunos premiados que Rui Moreira deixou palavras de incentivo. "A excelência académica é uma grande conquista, mas é igualmente uma grande responsabilidade", disse, frisando: "como líderes do futuro, vocês têm o dever de usar o vosso conhecimento e as vossas competências em prol da comunidade e do planeta. Continuem a trabalhar de forma empenhada e invistam o vosso sucesso não apenas em benefício próprio, mas também no bem comum".

"Mas a excelência não é o destino final – é uma jornada contínua. Não descansem com o que alcançaram até agora: continuem a tentar melhorar e evoluir ao longo do vosso percurso escolar", acrescentou o presidente da Câmara do Porto, citando o poeta Fernando Pessoa: "para ser grande (…) põe quanto és no mínimo que fazes".

O Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência, inserido no Programa Porto de Futuro, visa a promoção do mérito escolar na população estudantil da cidade ao reconhecer, valorizar e premiar os melhores alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, secundário e profissional das escolas da rede pública e das escolas profissionais do concelho, que se distinguem pela excelência do seu trabalho, fruto da sua dedicação e esforço, estimulando-os no prosseguimento de estudos.

A cerimónia na Casa da Música contou, também, com a atuação musical de alunos da Escola Curso de Música Silva Monteiro e performances de dança pelo Pallco.