Desporto

66.ª edição da Volta a Paranhos conta com 2500 participantes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma das mais antigas competições de atletismo do país regressa à estrada e à freguesia que a viu nascer, Paranhos, esta sexta-feira, 8 de dezembro. A edição deste ano tem como madrinha Fernanda Ribeiro e contará com a participação de 2500 desportistas, amadores e profissionais, de todo o país, 80 dos quais são estrangeiros, de 14 nacionalidades.

Quer chova ou faça sol, a Volta a Paranhos completará a sua 66.ª edição esta sexta-feira. Às 10h45, a tradição voltará a cumprir-se. Esta será, garantidamente, uma manhã de convívio e competição desportiva, que irá assinalar também uma data duplamente especial para o clube que a organiza, já que coincide com as comemorações do 112.º aniversário do Sport Comércio e Salgueiros.

Na conferência de imprensa de apresentação desta prova de atletismo marcou presença a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que fez questão de sublinhar que a Volta a Paranhos é uma corrida que está "no coração do Porto". Mais do que de Paranhos "é uma corrida da cidade", relevou.

Lembrou ainda que a longevidade desta corrida em muito se deve ao espírito de luta do Salgueiros, "clube que se tem reinventado" continuamente e que "nos tem ensinado sobre a capacidade de resiliência" na disseminação da prática desportiva. Enfatizou ainda, com "especial agrado", o acréscimo do número de participantes nesta edição - "mais de 800 relativamente ao ano passado".

A corrida integra a distância clássica de dez quilómetros, uma caminhada de quatro quilómetros para famílias e amigos e ainda uma corrida-convívio de 500 metros, especialmente direcionada aos mais pequenos – apelidada de Voltinha a Paranhos, cuja participação é gratuita para crianças até aos 10 anos. Esta prova tem como desígnio principal estimular a prática desportiva como elemento da promoção da saúde e da qualidade de vida.

De salientar que a apresentação oficial da 66.ª edição da Volta a Paranhos decorreu no auditório do I3S IPATIMUP e contou ainda com as presenças de César Navio, administrador da Ágora, do presidente do SC Salgueiros, Gil Almeida, da maratonista e campeã olímpica, Fernanda Ribeiro, de José Magalhães, em representação da Associação de Atletismo do Porto (AAP), do presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Miguel Seabra, e ainda do representante da EventSport, Carlos Ferreira.

Consulte o percurso, bem como todos os condicionamentos de trânsito (em anexo).