Ambiente

Projeto

  • Notícia

    Notícia

ribeira_granja.jpg

"Rios" é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), sediada no Porto, representa uma rede nacional de "cuidadores de rios" e ganhou o "Prémio ES+ Iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no país". A ASPEA colocou nos últimos sete anos cerca de 50 mil voluntários a "cuidar" dos rios.

 

Em declarações à Lusa, e citado pelo portal Sapo.pt, o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, que pretende alargar a rede em 2015, sublinha que este "é o reconhecimento institucional de um trabalho de sete anos" que vai permitir conseguir mais apoios financeiros para continuar a captar mais grupos que se responsabilizem pela qualidade dos rios em Portugal.


Nos últimos sete anos de trabalho, os 50 mil "cuidador de rios" ajudaram a retirar duas toneladas de resíduos das margens dos rios e a plantar centenas de árvores nas margens, refere a mesma fonte, vincando que o maior desenvolvimento foi a norte de Portugal "porque houve um apoio financeiro de fundos europeus para os municípios do Norte".

 

É um projeto de âmbito nacional e está implementado em 107 municípios de Portugal Continental, onde a monitorização da qualidade das águas dos rios é feita especialmente por crianças, escuteiros, famílias e autarquias.