Ambiente

450 alunos e professores dão o exemplo e deixam praias do Porto mais limpas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com a época balnear quase a abrir na cidade do Porto, 450 alunos e professores de dez escolas passaram todo o dia de terça-feira a dar o exemplo: recolher todo o lixo espalhado nas praias.

Esta ação no âmbito do programa Eco-Escolas envolveu estudantes desde o 3.º ano de escolaridade ao ensino superior e contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, que detém o pelouro do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo.

As iniciativas vêm sendo desenvolvidas pelos vários estabelecimentos de ensino ao longo do ano letivo, mas, desta vez, o Município do Porto desafiou a comunidade escolar a juntar-se num ação de maior escala.

O objetivo comum que uniu as escolas básicas de Fernão Magalhães, das Florinhas, Clara de Resende, os colégios Júlio Dinis, Nossa Senhora do Rosário, D. Duarte e Grande Colégio Universal, o Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a Escola Superior de Saúde foi o de congregar esforços para o reforço da sensibilização para a proteção das praias e da importância da educação ambiental.

Com o apoio da Porto Ambiente, a ação de limpeza percorreu as praias do Castelo do Queijo, Aquário, Homem do Leme, Molhe, Carneiro, Ourigo, Ingleses e Gondarém.

O grupo de estabelecimentos de ensino faz parte da lista de 28 escolas que fazem parte do programa Eco-Escolas, desenvolvido, a nível nacional, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Pretende “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.