Sociedade

24 histórias de Natal contadas por conhecidos portuenses estão disponíveis em vídeo

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

DR_adventario_02.JPG

DR

Se não teve oportunidade de ver em família as histórias de Natal contadas por personalidades como Vítor Baía, Pedro Abrunhosa, Diana Pereira, Rui Reininho, Clara Não, Max Oliveira ou Joel Cleto, ainda vai a tempo. Todos os 24 episódios do Adventário ficam disponíveis na íntegra, para que os possa ouvir ao seu ritmo.

A iniciativa, promovida pela Ágora – Cultura e Desporto do Porto, coloriu um mês de dezembro atípico, que não veio embrulhado pela habitual programação festiva que anima a cidade. E cumpriu ao manter vivo o espírito natalício e a ligação a tantos milhares de pessoas, com o auxílio das plataformas digitais.

Entre 1 e 24 de dezembro, o Adventário – sugestivo nome atribuído ao projeto – lançou um conto por dia. A cada episódio, as histórias foram escolhidas e ditas por mais de duas dezenas de portuenses, que aceitaram o desafio que lhes foi lançado.

Num cenário montado com vários símbolos referentes à quadra, cada um dos leitores assumiu diante da câmara o papel de fervoroso contador de histórias. Independentemente de cada uma delas se relacionar direta ou indiretamente com o Natal, todas encerram sentimentos e ensinamentos universais: amor, amizade, solidariedade, partilha, entre outros.

A “casa-calendário” está agora completa e todas as suas janelas podem ser abertas de uma só vez, já que o Adventário está disponível no Facebook da Ágora, podendo também ser visualizado através do canal de YouTube da empresa municipal.

O projeto, dirigido sobretudo para os mais novos, é também um interessante programa para toda a família. Foi desenvolvido pelo Bairro dos Livros, a convite da Ágora, e recebeu a ilustração e animação de Alice Eça Guimarães e Jorge Ribeiro (Fleabag Frog). Todas as histórias contam ainda com interpretação em língua gestual portuguesa.