Educação

22 jovens prosseguem para o ensino superior com bolsas "Porto de Conhecimento"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Mais 22 jovens em situação de fragilidade económica vão prosseguir para o ensino superior e levam consigo bolsas "Porto de Conhecimento". O passaporte para continuação dos estudos é oferecido pela Câmara do Porto, em parceria com 13 instituições privadas de ensino superior, promovendo a capacitação e qualificação do seu potencial, assim como a fixação no território, como estratégia de renovação do tecido social.

"Num mundo em rápida transformação, o acesso ao conhecimento é a chave para descobrir o potencial extraordinário que reside em cada um de vocês", disse, ao final da tarde desta terça-feira, o vereador da Educação, dirigindo-se aos estudantes. Entre as bolsas atribuídas, quatro são para a frequência de mestrado.

Numa cerimónia no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, Fernando Paulo reforçou a ideia de que "a educação é a força motriz que impulsiona a inovação, a criatividade e a resolução de problemas, criando um ambiente propício para a realização individual e coletiva".

Ao mesmo tempo, o responsável municipal pela educação considera que os estabelecimentos de ensino são lugares de “promoção da igualdade de oportunidades", de "aprofundamento da liberdade e da democracia" e de "construção de uma cidadania livre, responsável e solidária, capaz de conviver na diferença, de solucionar pacificamente os seus conflitos e de trabalhar pelo bem comum".

Em paralelo, o "Porto de Conhecimento" reconheceu, também, os resultados académicos de outros 12 jovens que, contemplados com bolsas em edições anteriores, terminaram agora os seus estudos. A esses, Fernando Paulo deixou a mensagem para que "abracem as oportunidades que se apresentam e usem as ferramentas que adquiriram para realizar os vossos sonhos, mas também para inspirar e impactar, positivamente, o mundo que vos rodeia".

Numa palavra às escolas, o vereador da Educação agradeceu "o trabalho que fazem quotidianamente" com a missão de fazer da escola "um espaço de hospitalidade, segurança e exigência e um tempo de transmissão de cultura e de saberes, que proporcionem o desenvolvimento das potencialidades de cada pessoa".