Educação

21 novos estudantes iniciam vida académica com bolsas do Porto de Conhecimento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto já atribuiu, para o ano letivo de 2022/23, um total de 74 bolsas de estudo para frequência do ensino superior. Entregues esta terça-feira, numa cerimónia no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, 21 novos estudantes iniciaram a vida académica com bolsas do programa Porto de Conhecimento.

“Hoje estamos a cumprir alguns dos princípios da Cidade Educadora”, sublinhou o vereador com o pelouro da Educação. Para Fernando Paulo, “nunca, como hoje, foi tão crucial tornar a educação um efetivo direito universal e uma realidade para todas e para todos. A educação é a base para a renovação e a transformação da nossa sociedade”.

Dirigindo uma mensagem também aos nove bolseiros reconhecidos pela recente conclusão dos estudos, o vereador reforçou que “a educação mobiliza o conhecimento para vos ajudar a navegar num mundo em constante mudança, a enfrentar os novos desafios da humanidade, a serem construtores de sociedades de paz”.

“Estamos certos que as instituições onde passaram estes últimos anos possibilitaram esta consciencialização, este amadurecimento e a integração destes valores [de valorização da diversidade cultural, do compromisso com a defesa dos direitos humanos e a intolerância ao racismo, ao sexismo, ao elitismo, ao etnocentrismo e à discriminação em todas as suas formas], e criaram em vocês esta capacidade de ver, escutar e sentir o mundo em todas as suas dimensões”, acrescentou o autarca.

Aos 21 novos estudantes apoiados pelo Porto de Conhecimento, Fernando Paulo disse desejar “que se sintam construtores, percorram caminhos criativos e autónomos, com coragem para enfrentar os problemas e conflitos, aprendam a dialogar e a serem protagonistas e adquiram a consciência das próprias potencialidades, sentindo-se todos responsáveis por tudo”.

Numa palavra às escolas, o vereador da Educação enalteceu também “o trabalho dos professores, único, insubstituível”. Reforçando a certeza de que “fazemos comunidade também com as juntas de freguesia, as instituições da cidade, entre as quais hoje devemos destacar as do ensino superior”, Fernando Paulo citou o antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, afirmando que “a vossa missão (leia-se nossa) é abrir-lhes, aos jovens, o máximo de perspetivas e proporcionar-lhes o máximo de oportunidades, pois são a esperança e a energia dos jovens, o seu entusiasmo e o seu desejo de experimentar que fazem a sociedade avançar”.

O programa Porto de Conhecimento, criado em 2008, apoia a prossecução dos estudos de jovens em situação de fragilidade económica, numa das instituições de ensino superior privado parceiras do Município do Porto: a Escola Superior Artística do Porto, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, o Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, o Instituto Superior de Administração e Gestão, o Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, o Instituto Superior de Serviço Social do Porto, o Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto, a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade Lusíada - Centro Universitário Lusíada - Norte, a Universidade Lusófona do Porto e a Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

O Município do Porto inscreveu na sua estratégia a garantia de equidade e o acesso universal à educação de todas as crianças e jovens do município, bem como a promoção do acesso a outras formas de educação e formação a todos os munícipes.

Entre 2008 e 2022 o Porto de Conhecimento concedeu 127 bolsas de estudo.