Mobilidade

Acidentes motivam intervenção

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Mais de 170 acidentes de trânsito, muitos deles graves, entre janeiro de 2011 e novembro de 2015, motivaram uma intervenção na entrada da rotunda Bessa Leite. Alguns automobilistas não gostaram mas as restrições são para manter, embora hoje estejam a ser aliviadas pelos serviços da Câmara.

Contudo, o pelouro da mobilidade já avisou que não voltará a repor o trânsito na sua versão original e que fazia daquele local um dos pontos negros da cidade do Porto em matéria de sinistros graves e atropelamentos. A diminuição da velocidade e aumentar a perceção da existência da rotunda e do afunilamento do trânsito são, por isso, os objetivos das intervenções feitas na passada semana. 

Das contagens efetuadas no local, verificou-se que 67% do
tráfego que utiliza a rotunda nas horas de ponta provém da Rua de António Bessa
Leite (Sul), com o movimento de inversão de marcha a
representar apenas 35,3% dos movimentos realizados.


Verificou-se ainda que a saída do ramo sul era bastante solicitada, com um número
reduzido de utilizadores a continuar a circulação no anel após esta. De facto,
apenas 11,32% dos automobilistas que passaram em frente à saída da Rua de
António Bessa Leite (Sul) não tiveram como destino a referida saída,
continuando a circular no anel. Este valor corrobora as preocupações
relativamente à percepção que os automobilistas tem da rotunda, sendo a aproximação pela Rua de António
Bessa Leite (Sul) feita a uma velocidade excessiva e de forma despreocupada em
relação a possíveis veículos a circularem no anel, entrando assim em rota de colisão.

Após as alterações produzidas na semana passada e as hoje introduzidas, a Câmara do Porto vai continuar a monitorizar a zona e a introduzir melhorias, até encontrar um equilíbrio entre a necessidade de reduzir drasticamente a velocidade e a sinistralidade e a fluidez do trânsito.

Ao contrário do que tem sido afirmado por alguns automobilistas, as filas produzidas por esta saída da VCI naquela auto-estrada já eram frequentes, como são em outros nós, como o de Francos e o da Antas.

A Câmara do Porto tem vindo a intervir em zonas mais problemáticas e acidentadas no sentido de fazer baixar os preocupantes números de sinistralidade.

Vejo o vídeo que ilustra o antes e o depois da intervenção e perceba a velocidade e conflito permanente que existia no local.