Sociedade

14.ª Mostra Nacional de Ciência apresenta os finalistas do Concurso Nacional de Jovens Cientistas

  • Notícia

    Notícia

Filipa Brito

A 14.ª Mostra Nacional de Ciência, que encerra o 28.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas, realiza-se entre os dias 26 e 27 de novembro, em formato online, sob o nome Mostra Virtual de Ciência, na Arena Fundação da Juventude. O evento, que conta com a colaboração do Município do Porto e reúne projetos de 129 jovens cientistas de várias áreas e stands virtuais, é de acesso livre e gratuito.

Tendo em conta as atuais circunstâncias de pandemia, pela primeira vez a Mostra Nacional da Ciência realiza-se num formato online, mas vai continuar a oferecer debates, mostras de projetos científicos nas áreas da Bioeconomia, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química, e a revelar os vencedores que marcaram presença no 28.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas.

A mostra constitui a segunda etapa do Concurso de Jovens Cientistas e é onde os 129 concorrentes vão apresentar as suas ideias/projetos a um júri, coordenado pela Ciência Viva (parceira do evento), que será composto por professores, investigadores e personalidades de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.

As apresentações vão acontecer no Auditório, um espaço em live stream, que também irá acolher palestras nas áreas a concurso com especialistas, ao longo destes dois dias.

Os finalistas selecionados da lista de projetos vão poder representar Portugal em competições europeias e internacionais da ciência, caso da Final Europeia, organizada pela Comissão Europeia, a ISEF nos EUA, a CASTIC em Macau, a Expo-Science no Luxemburgo, a Zientzia Azoka em Espanha, a Semana de Investigação nos Alpes Suíços e a MOSTRATEC no Brasil.

O evento conta ainda com o Espaço Expositivo (de caráter estático), que irá recriar virtualmente os stands com os posters, vídeos e outras animações, bem como uma área dedicada a cada patrocinador do certame.

Aqui, o Município do Porto, à semelhança dos anos anteriores, vai participar com um stand virtual, que resulta do envolvimento da empresa municipal Águas do Porto e do Pavilhão da Água, que vão transmitir um filme de visita guiada ao Pavilhão, bem como pequenos filmes animados de sensibilização sobre questões do saneamento, abastecimento de água e águas pluviais.

Adicionalmente, a autarquia organizou um conjunto de ateliers/workshops, acessíveis aos participantes, tendo ainda agendada a exibição de um vídeo que expõe um pouco do que tem vindo a ser desenvolvido com crianças e jovens na cidade.

De resto, cartazes, vídeos e um passatempo farão também parte das ações promovidas pelo Município no certame.

Organizado pela Fundação da Juventude, promotora tanto da mostra como do concurso, este projeto pretende reforçar a proximidade com o público jovem nesta fase que o mundo atravessa, estimulando o desenvolvimento de novas ideias e soluções inovadoras, lideradas pelos próprios jovens, que criarão um impacto social positivo. Visa ainda promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores, e apoiar os estudantes na concretização de mudanças sociais.

A 14.ª Mostra Nacional de Ciência Virtual conta com o mecenato da JBFernandes e o apoio do IPDJ, Fundação Calouste Gulbenkian, FLAD, Porto Editora, Bial e Lipor.

O programa completo e as inscrições estão disponíveis no site oficial da Mostra Nacional de Ciência.