Turismo

14 milhões de euros para reforçar expressão internacional do turismo da região

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_inauguracao_sede_turismo_porto_norte_ATP_2023_01.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Turismo do Porto e Norte e Portugal e a Associação de Turismo do Porto, da qual o Município do Porto assume a vice-presidência, aprovaram um plano de atividades conjuntas para os próximos sete anos. Com um orçamento que ascende aos 14 milhões de euros, tem como objetivo comum promover uma única “organização de expressão internacional”.

“A nova visão será a de afirmar-se como uma organização de expressão internacional, que visa promover o destino Porto e Norte de Portugal de forma inovadora e competitiva, aportando valor à economia da região, seguindo valores de sustentabilidade e de serviço excecional ao visitante”, avança a agência regional de promoção turística.

Sustentabilidade, autonomia financeira e capacitação e qualificação são os objetivos estratégicos definidos até 2030. Durante a assembleia-geral, as duas entidades assumiram a missão de concretizar objetivos ambiciosos de “médio e longo prazo”, tendo a “inteligência estratégica”, a “diversificação” e o “posicionamento do destino” como desígnios.

O presidente do Turismo do Porto e Norte e da Associação de Turismo do Porto acredita, no entanto, que “para atingir o patamar de sofisticação que o setor reclama” terá que “haver união” e não desperdício de oportunidades.

“Sejamos capazes de nos unir em tempo de abundância, como o fizemos em tempo de dificuldade, e perceber o valor do turismo na melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam o território”, afirma Luís Pedro Martins.