Sociedade

101.ª Queima das Fitas do Porto já começou a delinear caminho da tradição estudantil

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Juntos numa reunião preparatória nos Paços do Concelho, o Município e a Federação Académica do Porto (FAP), ao lado da Polícia de Segurança Pública, de representantes da Polícia Municipal do Porto e de Matosinhos, deram os primeiros passos para assegurar o sucesso da 101.ª Queima das Fitas. Maior evento académico a nível nacional acontece de 7 a 13 de maio. A reunião contou com a presença da vereadora da Juventude, Catarina Araújo, e do adjunto do vice-presidente da Câmara de Matosinhos.

"O Município do Porto e a Federação Académica estão a preparar a organização desta emblemática festa da cidade no sentido de apostar numa política de aumento da qualidade do evento e garantir um conjunto de melhorias para que a edição deste ano da semana da Queima das Fitas seja a mais segura, mais sustentável e a mais memorável possível para os participantes”, assegurou a vereadora da Juventude.

Depois de uma centésima edição “memorável”, a presidente da FAP assume a missão de “melhorar ainda mais as Noites da Queima e as Atividades Académicas, com a responsabilidade e o rigor que pautam a nossa atuação”.

Este ano, a FAP propõe uma nova disposição do recinto, que terá mais área útil, uma zona de restauração reforçada, mais barraquinhas das várias faculdades e maior oferta cultural, “reforçando a alma e o coração da Queima das Fitas do Porto”, sublinha Ana Gabriela Cabilhas.

A reunião preparatória contou, igualmente, com a presença de elementos das áreas da juventude, proteção civil, planeamento e gestão ambiental, fiscalização, espaço público, mobilidade e ambiente de ambas as autarquias, além das empresas municipais Ágora, Porto Ambiente, Águas e Energia do Porto, e da LIPOR, STCP, Metro, CP, INEM e Bombeiros Voluntários do Porto.

Novo sistema de pagamento

Mais de 50 artistas vão passar por três palcos instalados no Queimódromo: o Palco Academia (o palco principal), que terá uma nova orientação, o Palco Secundário, com noites temáticas, e o Palco Cultura, com maior destaque para o "stand-up comedy".

De volta à Queima das Fitas do Porto estão os Ornatos Violeta, cabeças de cartaz na primeira noite, mas a música faz-se também com Chico da Tina, Slow J, Wet Bed Gang, Karetus, Quim Barreiros, T-Rex ou Papillon.

Uma das grandes alterações será na entrada para o Queimódromo, de forma a dar uma resposta maior à grande afluência de estudantes num curto espaço de tempo.

Outra novidade é a implementação do sistema de cashless como único método de pagamento, “reduzindo a circulação de dinheiro e melhorando a experiência do utilizador, com mais conforto e segurança”.

Sendo as questões ambientais uma missão assumida pela FAP, e já a trabalhar para o Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima, a federação dos estudantes apresentou já algumas das medidas que vai adotar para “mitigação de ruído, gestão de resíduos, mas também formação e sensibilização ambiental às várias partes envolvidas, aposta em transportes coletivos gratuitos e desmaterialização da bilhética”.

A presidente da FAP assegurou que “todas as entidades envolvidas estão a trabalhar na mesma direção”, agradecendo “o compromisso e o esforço coletivo de todos no maior evento académico a nível nacional”, também no que diz respeito a estratégias de prevenção de comportamentos de risco e de promoção da acessibilidade e inclusão no recinto.