Sociedade

"100% Porto" é nome de espetáculo e dá o mote ao 87.º aniversário do Rivoli

  • Notícia

    Notícia

Um espetáculo de acesso gratuito que envolve 100 habitantes do Porto e tem em conta os dados estatísticos da demografia da cidade vai assinalar, a 19 e 20 de janeiro, a celebração dos 87 anos do Teatro Rivoli.

Produzido em parceria com o coletivo germano-suíço Rimini Protokoll, o espetáculo foi hoje apresentado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pelo diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, em conferência de imprensa que serviu igualmente para revelar a programação da temporada março/julho.

"Mantemos o forte investimento em companhias e artistas que trabalham a partir da cidade", sublinhou Rui Moreira, destacando também aqueles cujo trabalho é referência nacional e ainda a aposta em projetos internacionais que permitem trazer ao Porto uma "programação distintiva".

Cristiana Morganti, que trabalhou 25 anos com Pina Bausch, e outro expoente da dança como é o coreógrafo William Forsythe são apenas dois dos melhores exemplos apontados por Tiago Guedes do que os próximos meses reservam para o Rivoli e o Campo Alegre. Destacam-se ainda: o aprofundar da aposta no Programa Paralelo (onde a mala voadora apresentará um "manual" que ensina a extrair felicidade do trabalho); o regresso de Milo Rau, desta vez com a peça "Os 120 dias de Sodoma" a partir do Marquês de Sade; "O dia da matança de Hamlet" (António Júlio/TEP); o teatro musical com Ricardo Neves-Neves e Filipe Raposo; a proposta musical que reúne Drumming GP, Joana Gama e Luís Fernandes; a evocação de Georges Battaille numa performance de Miguel Bonneville; a dança do flamenco com Rocío Molina; a ópera cómica "Simplex" pelo Quarteto Contratempus; o circo contemporâneo com Fragan Gehlker, Alexis Auffray e Maroussia Diaz Verbèke; Maria do Céu Ribeiro e Paulo Mota com a produção teatral "O amigo secreto".

Mas, se dança, teatro, música, literatura, ópera, performance e novo circo vão encher os espaços do Rivoli e do Campo Alegre, além de espaços públicos, é a festa dos 87 anos do Rivoli que prende as atenções mais imediatas com o espetáculo "100% Porto". Com efeito, a história do Rivoli escreve-se através de momentos marcantes da vida da cidade e aquele mote encontrado para o aniversário aprofunda tal ideia.

Desde logo, é a primeira vez que a data se comemora em dois dias e com entrada gratuita, dando resposta à grande afluência de públicos que nos últimos anos tem vindo a comparecer a esta celebração.

Além disso, "100% Porto" é um mapa cartográfico vivo em jeito de homenagem à cidade: o Rimini Protokoll convocou 100 habitantes do Porto para o palco do Grande Auditório do Rivoli. Selecionados ao longo de seis meses, 100 cidadãos representam a cidade através de critérios estatísticos, ordenados por idade, género, freguesia, agregado familiar e tipo de habitação. E apresentam um exercício artístico para uma data muito especial com um modo diferente de traçar o perfil demográfico e social do Porto e de pensar as estatísticas e dinâmicas da cidade.

Nesses dois dias, serão ainda apresentados 13 outros projetos artísticos das áreas do teatro, dança, música e literatura, que também eles refletem o Porto e contam com mais de 250 participantes, entre os quais algumas das figuras emblemáticas da cidade como são os casos da "Tia Orlanda" e do "Manuel do Laço".

Muito mais vem por aí até julho, tal como consta do novo volume de programação também hoje apresentado, mais uma vez da autoria do designer Eduardo Aires: 58 espetáculos (com um total de 96 apresentações), sendo 16 estreias absolutas e 13 estreias nacionais. A esta programação, em que a Câmara do Porto investe cerca de 640 mil euros, juntam-se também as de festivais como o DDD - Dias da Dança e o FITEI, que surgirão num formato conjugado e farão do Porto um centro de artes performativas em abril e maio, mas que serão apresentados detalhadamente em meados de março.

Além disso, o festival de circo Trengo e o regresso da Companhia Nacional de Bailado, que encerrará a temporada com "Dom Quixote", são dois outros marcos do que o Teatro Municipal do Porto tem preparado para este semestre.