Sociedade

100 anos da Queima das Fitas do Porto celebrados com documentário e palco digital

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_cortejo_queima_22.JPG

Miguel Nogueira / Arquivo

O centenário da tradicional Queima das Fitas vai ficar na memória da Academia por ser exclusivamente celebrado de forma digital. A “Serenata ao Finalista” acontece no dia habitual, à hora de sempre. Durante a semana, serão transmitidos concertos nas redes sociais e no último dia é disponibilizado o documentário “Porto de Encontro”, sobre os melhores momentos da semana dos estudantes do Porto.

“Na impossibilidade de celebrar o evento nos moldes tradicionais, a Federação Académica do Porto (FAP) vai levar até aos estudantes várias atividades que homenageiam aquela que é a maior festa académica do país”, afirma a organização.

Apesar dos constrangimentos, há coisas que se mantêm. A semana da Queima das Fitas é, como sempre, a primeira do mês de maio. Também a “Serenata ao Finalista” acontece à hora certa: às 00,01 horas de domingo. A transmissão online nas redes sociais da FAP é feita a partir da Sé do Porto, onde os grupos de fados da Academia vão atuar.

Na manhã de dia 2, a FAP transmite, às 11 horas, a Missa da Benção das Pastas, com o Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Fora dos palcos do Queimódromo, os concertos que atraem todos os alunos os milhares de estudantes dos vários cursos acontecem online e têm um cariz solidário. No dia 4 de maio, pelas 22,30 horas, é também nas redes sociais que é possível assistir aos concertos de vários artistas portugueses, gravados a atuar em diferentes locais.

Por fim, os 100 anos da Queima das Fitas do Porto encerram com um documentário que junta testemunhos de “pessoas que marcaram a história do evento académico, como o músico Quim Barreiros ou o Bispo do Porto”, avança a agência Lusa. “Porto de Encontro” vai ser transmitido no último dia, 8 de maio.

“O ano de 2021 seria o ano em que recuperaríamos os momentos e os convívios que a pandemia nos tirou. Mas a esperança de devolver à academia do Porto e à cidade aquilo que também faz parte da sua essência manteve-se e, assim sendo, levamos o espírito da semana da Queima das Fitas aos que ainda não tiveram oportunidade de a viver e, claro, aos que não puderam ter uma despedida”, garante a presidente da Federação Académica do Porto, Ana Gabriela Cabilhas.