Educação

10.ª edição do Innovation Challenge pôs estudantes a construir ideias inovadoras

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Uma equipa de alunos da Escola Secundária Rodrigues de Freitas venceu a 10.ª edição do Innovation Challenge, que decorreu, na passada sexta-feira, na Secundária do Cerco. A equipa vencedora teve um desafio pela frente: apresentar soluções que contribuam para combater os baixos níveis de participação cívica dos jovens. E venceu com a ideia "Política Júnior" - criação de uma unidade curricular, dirigida aos alunos do ensino secundário sobre o sistema político, e de uma app com recursos digitais - vídeos e informação - para tornar mais apelativos os conteúdos.

Nesta edição participaram 45 alunos do ensino secundário das escolas Alexandre Herculano, António Nobre, Carolina Michaelis, Cerco do Porto, Clara de Resende, Filipa de Vilhena, Fontes Pereira de Melo, Garcia de Orta e Rodrigues de Freitas, acompanhados por docentes. A cerimónia de encerramento contou com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo.

Os alunos trabalharam, ao longo de todo o dia, na procura de soluções para os seguintes problemas: isolamento social dos idosos na cidade do Porto, baixos níveis de participação cívica dos jovens e exclusão social dos jovens com doença mental.

Importantes contributos dos jovens estudantes

No final coube ao júri, composto por Celmira Macedo (doutorada em Educação Inclusiva) e Katja Tschimmel (doutorada em Design), escolher a equipa que encontrou a melhor proposta ou solução para o desafio à sua frente. Como prémio, oferecido pelo Município do Porto, os estudantes da "Rodrigues de Freitas" receberam máquinas fotográficas instantâneas.

Em segundo lugar ficou a equipa da Escola Secundária Filipa de Vilhena, que trabalhou em soluções que contribuam para mitigar o isolamento social dos idosos na cidade do Porto. Para tal apresentaram o "Aqui ao lado", projeto de criação de uma Organização Não Governamental (ONG), que faria a mediação entre seniores e voluntários que partilhem os mesmos interesses para realizarem atividades em conjunto e para partilha de experiências entre diferentes gerações. Os alunos receberam smartwatches como prémio.

Colunas de som portáteis foram entregues à equipa classificada em 3.º lugar, representando a Escola Secundária do Cerco. Foi desafiada a apresentar soluções que contribuam para prevenir a exclusão social dos jovens com doença mental. Apresentaram a ideia "young people together", ou seja, a criação de um espaço lúdico para encontro/convívio de jovens, com oferta de atividades diferenciadas, como por exemplo equitação, para aumentar o sentimento de pertença à comunidade dos jovens com problemas de saúde mental.