Sociedade

Saiba como aproveitar a cidade no feriado e no fim de semana que se avizinha

Miguel Nogueira

As propostas de fim de semana do "Porto." são, desta vez, antecipadas. Em dia de feriado que pode combinar com dias de descanso prolongados, deixa-se como primeira sugestão a descoberta das praias da cidade, todas com qualidade de água excelente. Aproveite enquanto o sol não se vai embora.

Praias do Porto garantem excelência da Bandeira Azul nesta época balnear - Há 12 anos que a orla costeira do Porto ostenta Bandeira Azul em oito das suas nove praias. À qualidade ambiental da água e das areias, alia-se a informação e a educação ambiental, a gestão dos equipamentos, a segurança e os serviços, todos requisitos necessários e com os quais os veraneantes podem contar nesta época balnear.

Visite o Pavilhão da Água - Aberto também aos feriados, o Pavilhão da Água está preparado para proporcionar às famílias uma manhã ou tarde memorável. Todo o percurso da exposição tem um rio como fio condutor, apresentando a importância da água, as suas propriedades e características e recorrendo à forte ligação dos portugueses aos rios e ao mar. Além disso, apresenta um elevado número de renovadas experiências interativas. Para mais informações, horários e bilhética consulte o site do Pavilhão da Água.

Cinema Fora do Sítio - Às 22 horas desta sexta-feira, o ciclo Cinema Fora do Sítio apresenta o filme "Como Treinares o Teu Dragão 3", no Jardim de Sarah Afonso. Para sábado, há nova sessão marcada, também à mesma hora, no Jardim de Liège, local onde será exibido o filme "O Professor e o Louco".

Exercício físico ao ar livre - O programa Dias com Energia promove aulas gratuitas de tai chi, pilates, ioga e método DeRose sempre aos fins de semana de manhã. Neste sábado, treine pilates na Quinta do Covelo, a partir das 10,30 horas.

Verão nos jardins da cidade - A segunda edição do programa itinerante Verão no Jardim ocupa os fins de semana de agosto com propostas gratuitas de música ao vivo, boa comida, um mercado urbano, atividade física e animação para os mais novos. Nos dias 17 e 18 de agosto instala-se no Jardim de São Lázaro.

Ciclo Porta Jazz ao Relento - Os sábados à noite nos Jardins do Palácio de Cristal tornam-se ainda mais especiais em agosto. Neste fim de semana, João Mortágua "Dentro da Janela" assegura o concerto que inicia às 22 horas. A partir das 23 horas, há dj set da dupla José Marrucho e João Guimarães.

Ensaio fotográfico "Escrito com cal e luz" lembra o poeta Carlos de Oliveira na BMAG - A exposição de fotografia de Renato Roque, "Escrito com cal e com luz: ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira", fica patente até dia 31 de agosto no átrio da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A entrada é livre.