Sociedade

"O Porto é Lindo!" e dá qualidade aos tempos livres dos seniores da cidade

  • Notícia

    Notícia

Uma visita aos Paços do Concelho do Porto inaugurou hoje o projeto municipal "O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65", surgido para proporcionar aos seniores da cidade experiências de enriquecimento cultural, socialização e valorização dos tempos livres. Com quatro percursos temáticos para o primeiro semestre do ano, a iniciativa tem um caráter semanal, preenchendo as quartas-feiras à tarde. 

A intenção é "valorizar o património da cidade"  - material, imaterial, religioso e paisagístico e ambiental -, mas sobretudo "enriquecer a vida" dos seniores do Porto, proporcionando-lhes propostas culturais válidas e estimulando o convívio "com outros grupos de pares", tal como salientou aos jornalistas, no final da visita, o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo.

Numa primeira fase, a participação no projeto é realizada através das IPSS da cidade, mas a intenção é alargá-lo aos cidadãos seniores em geral, que poderão inscrever-se diretamente. Essa possibilidade surgirá "dentro de dois meses", uma abertura que será "oportunamente divulgada" nos canais de comunicação do Município, informou o vereador. A partir daqui, ideia é "generalizar e manter a iniciativa, porque achamos que vai ter uma forte adesão".

"Igrejas com história e com estórias"; "Equipamentos históricos, monumentais, patrimoniais e culturais"; "Novos equipamentos marcantes na cidade" e "Equipamentos paisagísticos e ambientais" são os quatro percursos temáticos iniciais de "O Porto é Lindo!", abrangendo desde já um universo extenso de espaços. A previsão é que o leque de propostas vá sendo alargado, até porque "há já instituições que querem abrir as portas" ao projeto a contactar a autarquia, contou Fernando Paulo, dando como exemplo o Tribunal da Relação do Porto.

Nesta fase experimental são 17 os equipamentos a receber o projeto. Conjunto dos Clérigos, Igreja das Carmelitas, Sé Catedral do Porto e Irmandade da Nossa Senhora do Carmo; Palácio da Bolsa, Casa do Infante, Museu do Carro Elétrico ou Biblioteca Pública Municipal do Porto; Casa da Música, Museu e Estádio do Dragão, Pavilhão da Água, Sea Life ou Museu dos Descobrimentos; mais jardins e parques da cidade, estes a explorar sobretudo na primavera/verão, são alguns dos equipamentos que começam a receber estas visitas guiadas. No âmbito do protocolado com as instituições, "a Câmara assegura o transporte, o guia e as entradas" nos espaços que habitualmente cobram a visita.

"De uma forma muito despretensiosa", como assinalou Fernando Paulo, pretende-se ajudar os cidadãos mais velhos e fortalecer o seu sentido de identidade e pertença à cidade.

Por tudo o que encerra, o vereador não tem dúvidas que hoje "foi o primeiro dia de uma iniciativa que irá perdurar no tempo", não só por permitir mostrar o melhor do Porto mas sobretudo porque cuida do seu "património mais valioso: as pessoas". Como concluiu, são cada vez mais os seniores numa sociedade com crescente esperança de vida, competindo à Câmara "dar as respostas necessárias às suas fragilidades e vulnerabilidades sociais, mas também à ocupação útil do seu tempo e à sua valorização por via cultural". Ou seja, também por esta via o Porto quer afirmar-se "como uma cidade onde os seniores têm qualidade de vida".

Nesta primeira visita, 30 seniores provenientes da Previdência Familiar do Porto e do Instituto de Ação Social das Forças Armadas visitaram os Paços do Concelho, onde se encontraram com o presidente da Câmara, Rui Moreira.