Cultura

Exposição na Galeria Municipal propõe uma retrospetiva de cinco décadas de música

  • Notícia

    Notícia

#Musonautas.jpg

A Galeria Municipal do Porto reabre no dia 7 de setembro, pelas 19 horas, com a exposição "MUSONAUTAS, VISÕES & AVARIAS: 1960-2010 - 5 décadas de inquietação musical no Porto". 

Com curadoria do programador e editor de música Paulo Vinhas, a exposição, de entrada livre, propõe uma retrospetiva de cinco décadas de criação musical portuense nas suas diferentes expressões: desde a música de contestação à música experimental ou eletrónica, passando por vários outros registos sonoros.

Durante as últimas décadas, a cidade do Porto viu nascer diversos projetos que contribuíram decisivamente para moldar o panorama da música portuguesa. A partir de um extenso trabalho de investigação, focado nos artistas, divulgadores e movimentos musicais da cidade, "MUSONAUTAS, VISÕES & AVARIAS" pretende documentar e mapear esta história, múltipla e diversificada, integrando na exposição mais de uma centena de projetos musicais.

A data da inauguração da exposição na Galeria Municipal coincide com a abertura da Feira do Livro do Porto, que este ano presta homenagem a José Mário Branco. Pela primeira vez, a escolha da Câmara do Porto recaiu sobre uma figura ligada à música, assinalando assim os 50 anos de carreira do cantautor portuense nesta edição que decorrerá de 7 a 23 de setembro nos Jardins do Palácio de Cristal.