Sociedade

São Bento abre portas ao Dia que Nunca Mais Acabou

  • Fotogaleria

    Fotogaleria

A estação de Metro de São Bento recebe, até dia 12 de maio, a exposição fotográfica "24.02.2022 o Dia Mais Longo que Nunca Mais Acabou". Ao mesmo tempo, e na passada quinta-feira, foi lançado o livro "Ucrânia Insubmissa". Com fotografias de David Araújo e textos da jornalista Cândida Pinto, estes dois trabalhos têm na invasão da Ucrânia a temática central, contando um conjunto de fotografias a cores com legendas que representam a visão dos autores sobre esta guerra.

David Araújo, responsável pela fotografia, é, atualmente, repórter de imagem da RTP e esteve em reportagem na Ucrânia em 2022, acompanhando o início da invasão russa e o avanço da guerra em várias zonas do país. Já Cândida Pinto, também jornalista, atualmente, da RTP, esteve na Ucrânia em quatro ocasiões e passou ainda, em trabalho, por países como Angola, Iraque, Afeganistão ou Kosovo.

O conflito em solo ucraniano começou, recorde-se, a 24 de fevereiro de 2022. Conforme sublinham os autores, "juntou-se já um número elevado de mortes, feridos, deslocados e refugiados". A esperança, contudo, mantém-se e "todos anseiam pelo dia em que se calem as armas e regresse a vida".

A exposição é organizada em parceria pela Metro do Porto, pelas editoras LeYa e D. Quixote e pela Colorfoto e estará em São Bento até ao dia 12 de maio.