Sociedade

No Salão Nobre da Câmara do Porto deram-se as boas-vindas ao Ano Novo chinês

  • Fotogaleria

    Fotogaleria

As portas dos Paços do Concelho abriram-se para a comunidade chinesa em Portugal, que acorreu à cerimónia que assinalou a chegada do Ano Novo chinês. 2023 é o Ano do Coelho, quarto dos 12 signos do zodíaco chinês.

O vermelho é uma cor associada a sorte e prosperidade na cultura chinesa, e não faltou vermelho na cerimónia: ao pescoço de todos os convidados havia um cachecol vermelho, e eram também dessa cor os elementos decorativos presentes no edifício – as tradicionais lanternas chinesas deram um toque especial, que ficou registado em inúmeras fotografias tiradas com os telemóveis.

Rodeados por uma pequena multidão, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, assistiram da rampa de acesso ao edifício dos Paços do Concelho ao espetáculo da Dança do Dragão, protagonizado por cerca de 60 alunos de escolas do Porto.

A sessão solene contou com a presença do ministro da Saúde e ex-vereador da Câmara do Porto, Manuel Pizarro, bem como de elementos do Executivo, da Provedora do Munícipe, Maria José Azevedo, de D. Duarte de Bragança, entre outras personalidades.

O programa de atividades promovido pela comunidade chinesa em Portugal para assinalar a chegada do Ano Novo incluiu um jantar e um espetáculo alusivo ao Ano do Coelho, no Teatro Municipal do Campo Alegre, ao qual assisitiu o vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação da Câmara do Porto, Pedro Baganha.