Cultura

Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade celebrado com exposição e programa especial

  • Fotogaleria

    Fotogaleria

Há palavras, fotografias, postais, poemas manuscritos e datilografados, livros e objetos pessoais, como uma máquina de escrever e uma mala, provenientes do núcleo de coleções do Museu da Cidade e da Biblioteca Pública Municipal do Porto. A inauguração da exposição "Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos" contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e dos curadores Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, e Rita Roque.

Com curadoria de Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, e Rita Roque, a exposição "Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos" apresenta parte do espólio editorial, audiovisual e fotográfico de Eugénio de Andrade, cedido em 2020 ao Município do Porto. Estará, gratuitamente, aberta ao público na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, até 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas. Até lá haverá mais de 30 iniciativas previstas nas comemorações do centenário do poeta portuense.

A Cooperativa Árvore apresenta também uma exposição, intitulada "Poesia a 100 Eugénio", que vai estar patente até dia 28 de janeiro. Integra obras de pintura e escultura de artistas convidados sobre o tema do imaginário poético de Eugénio de Andrade, uma coleção de fotografias do poeta com artistas com quem privou na época, assim como catálogos editados pela Cooperativa Árvore e outras publicações. A exposição recebeu ontem a visita de Rui Moreira e Pedro Adão e Silva.