Cultura

Exposição | "Azul no Azul"- 150 anos de "O Desterrado"

DR

O Museu Nacional Soares dos Reis assinala em 2022 os 150 anos da obra-prima do escultor António Soares dos Reis com a exposição Azul no Azul - Estudos sobre os 150 anos do Desterrado, que junta aguarelas do artista Nelson Ferreira e um filme do cineasta italiano Gianmarco Donaggio.

A mostra, que traz outros olhares sobre O Desterrado, abre a 10 de dezembro, às 15h30, com uma visita orientada, e fica até 19 de março de 2023.

Feito em Roma e enviado em 1872 para a Academia Portuense de Belas Artes como prova final de pensionista, O Desterrado representa um jovem, em tamanho natural, sentado num rochedo onde bate uma onda do mar, e reflete a expressão máxima da saudade, tendo o escultor se inspirado no poema Tristezas do Desterro, do poeta Alexandre Herculano.

“Esta exposição revela bem o quanto a obra de Soares dos Reis influencia a criação de artistas contemporâneos, pois é uma obra intemporal, arquétipa”, destaca Nelson Ferreira,sobre as pinturas criadas ao vivo durante a residência artística que fez no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa.

Já o filme é o resultado do encontro entre o pintor e o cineasta italiano Gianmarco Donaggio e espelha como o pintor vê o mundo enquanto cria as suas obras. “O azul é o espaço liminar onde o movimento atravessa a estática, a pintura encontra o cinema, e a tensão dinâmica liberta os sonhos. O azul, no filme, não é uma afirmação nem uma cor, mas sim o surgimento de um sentimento”, lê-se no texto de abertura da exposição.

Data

Data

  • 10 de dezembro de 2022 - 19 de março de 2023

    09:26 - 18:00

    ter, qua, qui, sex, sab, dom


Pino de localização

Localização