Cultura

Da coleção de Serralves no Palácio da Bolsa: João Vieira

Filipe Braga

DA COLEÇÃO DE SERRALVES NO PALÁCIO DA BOLSA: JOÃO VIEIRA é uma exposição realizada a partir de obras da Coleção de Serralves, a ser apresentada no Palácio da Bolsa pelas 17h30 horas de dia 11 de maio, no âmbito de mais uma iniciativa da parceria entre a Fundação de Serralves e a Associação Comercial do Porto, sua fundadora.

João Vieira, artista incontornável no panorama artístico nacional desde o final dos anos 1950, afirmou-se não só no campo da pintura, mas também como um dos precursores da performance e da instalação em Portugal. O seu trabalho é marcado pela exploração plástica da letra como símbolo pictórico, transformando o texto em imagem. Se na sua pintura investe na gestualidade e expressão da forma caligráfica, nas suas instalações, “happenings” e objetos utiliza as letras do alfabeto como elementos performativos capazes de questionar os códigos da linguagem de forma radical e subversiva.

Nesta mostra no Palácio da Bolsa são apresentadas duas obras icónicas do início dos anos 1970 que expandem a investigação do artista em torno de signos linguísticos para lá do campo da pintura. Estas obras históricas são apresentadas no Palácio da Bolsa no âmbito do programa nacional de itinerâncias da Coleção de Serralves, que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

+ info

Data

Data

  • 11 de maio de 2021 - 12 de setembro de 2021

    17:30 - 19:00

    seg, ter, qua, qui, sex, sab, dom


Pino de localização

Localização