Conferência | Ciclo de filosofia "Imagens de Pensamento"
Bárbara Fonte
O Sismógrafo promove duas conferências dentro do ciclo de filosofia "Imagens de Pensamento". Com curadoria de Susana Camanho e Emídio Agra, o evento tem lugar na Casa das Artes e a entrada é gratuita.
A 14 de outubro, pelas 15h30, fala-se sobre a "Natalidade como (possibilidade de) transmissão de um mundo comum ou a ética do/a que passa". A antropóloga social Teresa Joaquim parte da afirmação de que “somos sobreviventes” para interrogar: como construir um mundo comum? A partir de quê? De quem? A partir da junção de encontros diversos e da noção de lixo elaborada em simultâneo pelo gesto de “pôr de parte” (Michel de Certeau) e de respigar (Agnès Varda).
A segunda conferência acontece, no mesmo horário, a 25 de novembro e debate "Arte, revolução e o olhar das mulheres criadoras: uma viagem pela Alemanha de WeimarCiclo Imagens de Pensamento". Andrea Pérez Fernández propõe algumas pistas para pensar a relação entre as artes e os movimentos políticos emancipatórios, destacando especialmente o trabalho das mulheres artistas.
Informação completa na página do Sismógrafo.