Cultura

Siza Vieira revela-se em exposição retrospetiva no Museu de Serralves

  • Notícia

    Notícia

Os 20 anos do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a par dos 30 da Fundação e da sua coleção de arte, foram o pretexto que levou à montagem de uma exposição dedicada à obra e também à vida do arquiteto que o projetou: Álvaro Siza Vieira.

Com o título "In/disciplina", a exposição foi visitada pelo próprio retratado ao final do dia de ontem, na companhia do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca, entre outras personalidades, marcando assim a sua abertura ao público.

O curioso título é explicado logo na entrada, onde se lê "Nome - Álvaro Siza; Disciplina - tão pouca quanto possível". É uma reprodução do que Siza Vieira escreveu num dos seus cadernos e que os curadores da exposição, Nuno Grande e Carles Muro, resolveram tomar como mote para a narrativa que criaram a partir do trabalho e da vida do premiado arquiteto nos últimos 65 anos, desde 1954.

"In/disciplina" compreende 30 projetos assinados por Siza, maquetas, desenhos, cadernos de esquissos e apontamentos de viagem, bem como fotografias de autor sobre a sua obra. Ali estão também vários livros e revistas dos tempos de formação do arquiteto, depoimentos de pares de renome que se foram cruzando com Siza Vieira e/ou com a sua obra.

Além da secção expositiva, o programa desta iniciativa de Serralves decorre até 2 de fevereiro de 2020 e inclui visitas orientadas, cinema, conferências, conversas e uma mesa-redonda

+Info: Serralves