Ambiente

Praias do Porto garantem excelência da Bandeira Azul nesta época balnear

  • Notícia

    Notícia

Há 12 anos que a orla costeira do Porto ostenta Bandeira Azul em oito das suas nove praias. À qualidade ambiental da água e das areias, alia-se a informação e a educação ambiental, a gestão dos equipamentos, a segurança e os serviços, todos requisitos necessários e com os quais os veraneantes podem contar nesta época balnear.

Para além da "Bandeira Azul", as oito praias mantiveram também a "Qualidade ouro", distinção atribuída pela associação ambientalista Quercus e que atesta a qualidade "excelente" da água nas cinco últimas épocas balneares (2014 a 2018).

O Porto tem duas praias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, respondendo assim aos requisitos do Programa "Praia Acessível, Praia para Todos": a praia do Carneiro e a praia do Homem do Leme. Ambas, estão preparadas para receber pessoas com problemas de mobilidade, de modo a promover o acesso de todos os cidadãos às praias portuguesas.

Entre os vários serviços e infraestruturas disponibilizados, destacam-se: as instalações sanitárias adaptadas, os acessos com rampas e corrimãos, a existência de um equipamento anfíbio de apoio ao banho e um serviço de apoio à utilização do mesmo prestado pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, lugares de estacionamento nas imediações das praias, entre outros.

A Zona Balnear do Castelo do Queijo é a única que não tem nenhum dos galardões, mas que, ainda assim apresenta uma qualidade "Excelente" para a prática balnear.

No âmbito da temática anual da Bandeira Azul, que este ano é "Do Rio ao Mar sem Lixo", são ainda dinamizadas pela equipa de educação do Pavilhão da Agua (gerido pela empresa municipal Águas do Porto) um conjunto diversificado de ações de sensibilização ambiental nas praias, tendo este trabalho resultado na distinção do Porto como "Município mais Azul" da região Norte pela terceira vez consecutiva, em 2018. Constitui um reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) aos promotores da candidatura que obtêm a melhor classificação na avaliação das atividades de educação ambiental.

Nesta época balnear, a Câmara do Porto lançou a campanha "Ondas de Água Pura", cobrindo todos os equipamentos das praias do Porto com uma imagem que lembra as antigas barraquinhas de praia. O objetivo é sensibilizar a população para o facto do lixo marinho ter origem nas atividades terrestres, alertar para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre a terra e o mar.