Cultura

Camilo Castelo Branco anda na rua a contar a sua vida e o "Amor de perdição"

  • Notícia

    Notícia

Camilo_Foto_Promo_02.jpg

Nos meses de agosto e setembro, aos sábados e domingos, o passeio em frente da Livraria Lello, na Rua das Carmelitas, será habitado pela vida e obra de Camilo Castelo Branco em "carne e osso", pois os atores Alexandre Sá  e Miguel Branca, com texto original do primeiro, levam à cena a biografia de Camilo Castelo Branco (1825-1890).

A peça "Camilo na rua/Camilo in the street" foi a forma que a emblemática livraria escolheu para divulgar esta figura maior da literatura portuguesa ao público nacional e, principalmente, internacional - com o Inglês a ser falado em muitas das atuações - para melhor dar a conhecer o autor.

Com o edifício em obras de reabilitação, mas mantendo-se aberto ao público, surgiu assim a hipótese desta "viagem", através da qual o público poderá conhecer a história da vida de Camilo Castelo Branco e da sua obra mais conhecida - "Amor de Perdição" - que se diz ter sido escrita nuns escassos 15 dias, na Cadeia da Relação (hoje Centro Português de Fotografia, a 250 metros da Livraria Lello).

"Camilo na rua/Camilo in the street" passa pela sua vinda para o Porto, a vida literária e boémia dos cafés, a paixão entre Camilo e Ana Plácido, o julgamento do caso de adultério, a sentença de prisão e o fim de vida conturbado pela cegueira que levou o autor ao suicídio.

Camilo foi o primeiro escritor português a viver exclusivamente do seu trabalho literário. 

Os espetáculos em Português decorrerão nos dias 20 e 27 de agosto e 3, 10 e 24 de setembro, sempre às 17 horas; em Inglês, às 11 horas dos dias 19, 20, 26, 27 de agosto e 2, 3, 9, 10, 23 e 24 de setembro; e às 17 horas dos dias 19 e 26 de agosto e 2, 9 e 23 de setembro.