Sociedade

YES Meeting no Porto para debater ciência e fomentar a troca de conhecimento

  • Notícia

    Notícia

#Yes_Meeting_13_edicao_YES_Meeting.jpg

Yes Meeting

A 13.ª edição do YES Meeting - congresso português na área biomédica organizado por estudantes e para estudantes conta com 500 estudantes, 18 países representados e 16 oradores internacionais e nacionais.

Os principais objetivos do Yes Meeting é debater ciência e fomentar a troca de conhecimento e de boas práticas.

O congresso decorre de 13 a 16 setembro na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Especialistas de áreas tão diversas como a biotecnologia, a oncologia ou as neurociências participam neste encontro, com destaque para Michel D. Ferrari, médico neurologista que, em 2009, venceu o prémio Spinoza - uma das maiores condecorações atribuídas a trabalhos científicos - pelo trabalho desenvolvido na área das enxaquecas, Joan Pere Barret, cirurgião responsável pelo primeiro transplante facial total do mundo, e Dermot Maher, especialista internacional em doenças infeciosas, colaborador da World Health Organization (WHO).

No dia 14 de setembro, o Yes Meeting contará com a presença de Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), António Sousa Pereira (Reitor da Universidade do Porto), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos) e Maria Amélia Ferreira (diretora da FMUP e coordenadora das escolas médicas portuguesas).

Esta palestra terá como tema aglutinador a importância da investigação jovem durante a formação e está agendada para as 12h00.

"Este ano o YES cresceu ainda mais e ultrapassamos os 500 participantes que chegam de 18 países diferentes e de todos os cantos do mundo. Apesar da dimensão aumentar, o mote é o mesmo de sempre: partilhar conhecimento. A investigação científica é um dos grandes pilares da nossa formação e acreditamos que este evento e os oradores que nele participam são uma mais-valia para estimular essa dedicação", declara Mariana Gutierres, presidente do comité organizador da 13º edição.

"Além dos participantes que vêm assistir às conferências científicas e participar nos workshops, também temos 178 colegas que vão apresentar os seus trabalhos de investigação e que, por isso, se habilitam a ganhar vários prémios pelos projetos que foram desenvolvendo ao longo da sua formação", conclui Mariana Gutierres.

Ver aqui para mais informações.