Sociedade

Universidade Júnior regressa com mais de 5.000 vagas

  • Notícia

    Notícia

foto_ujunior.jpg

Estão abertas as inscrições para a Universidade Júnior (U.Jr), edição de 2017. 

O maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, a Universidade Júnior (U.Jr), dá aos jovens a oportunidade de experimentar diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente a Medicina, o Desporto, as Artes e as Humanidades, entre outras. 

Os jovens do 5.º ao 11.º ano de escolaridade podem escolher entre mais de 175 atividades e passar uma ou mais semanas nos meses de junho, julho e setembro à descoberta da Universidade preferida dos estudantes portugueses.

Nos meses de junho, julho e setembro, a U.Jr espera receber mais de 5.000 alunos de todo o país, com a inovação, nesta edição, de oferecer mais de 20 atividades que são novidade, pensadas para alunos com idades geralmente compreendidas entre os 10 e os 17 anos e com vocações diversificadas.

O "Experimenta no Verão" é uma proposta direcionada para os alunos do 5º e 6º de escolaridade. Ao longo de uma semana, são apresentados seis programas com atividades diárias em diferentes faculdades da U.Porto. 

As "Oficinas de Verão" e as "Oficinas Temáticas" (organizadas em torno de um tema mais específico) são atividades propostas para os estudantes do 7.º e 8.º ano, em várias faculdades durante uma semana.

Para os mais velhos, os jovens do 9.º ao 11.º ano, o "Verão em Projeto" é o programa que propõe atividades semanais numa das faculdades da U.Porto, conforme o ano mínimo exigido. 

Por fim, os jovens do 5.º ao 11.º ano podem escolher um de dois programas: aprender uma língua através de jogos, debates e outras atividades na "Escola de Línguas" ou explorar opções de formação e das profissões existentes no Andaime Vocacional.

Para além do programa geral, a decorrer de 3 a 28 de julho, a U.Jr oferece cinco programas especialmente orientados para estudantes do ensino secundário com bons resultados escolares, cuja participação está sujeita à apresentação de uma candidatura.

As "Escolas de Introdução à Investigação" abarcam programas nas áreas da Química e Bioquímica, Física, Matemática, Ciências da Vida e da Saúde e das Engenharias.

Tal como nas anteriores edições, as atividades da U.Jr vão decorrer, essencialmente, nas faculdades e unidades de investigação da U.Porto, com a participação de centenas de professores, investigadores e estudantes da instituição. 

Esta iniciativa conta ainda com a contribuição de outros parceiros pedagógicos tais como o Centro Ciência Viva de Vila do Conde, a Escola Naval e o Parque Biológico de Gaia e alguns dos museus da cidade, como o Museu da Misericórdia, o Museu dos Transportes e Comunicações e o Museu Futebol Clube do Porto.

A Universidade Júnior compreende ainda o contributo de 38 municípios de todo o país, incluindo as ilhas, que se disponibilizam a apoiar a participação de mais de 1.000 dos seus jovens munícipes, comparticipando o pagamento da propina e/ou disponibilizando o transporte dos jovens até à cidade do Porto.

As inscrições decorrem até 11 de junho no site da U.Jr, e cada participante só pode escolher uma atividade em cada semana, embora possa inscrever-se em várias listas de espera, caso não consiga vaga na(s) opção(ões) preferida(s). 

O valor da propina de inscrição semanal é de 80 euros e a de alojamento é de 105 euros.

Para mais informações, pode consultar o documento de apoio à inscrição na Universidade Júnior 2017.