Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Universidade do Porto volta a liderar no acesso ao Ensino Superior
28-09-2020
Dos cinco cursos com notas de entrada mais altas do Concurso Nacional de Acesso 2020/2021, três são da Universidade do Porto. O número de candidatos em 1.ª opção representa quase o dobro das vagas disponíveis. 

Foram colocados um total de 4715 estudantes em cursos da UP, o que corresponde a uma taxa de preenchimento de vagas de 100,5%.

A tabela dos cursos com as classificações de entrada mais elevadas da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020/2021, é liderada pela UP que apresenta três cursos no "top 5" da lista: Engenharia e Gestão Industrial (191,3 valores), Bioengenharia (191,0) e Medicina do ICBAS (189,8).

Em ano que regista uma subida generalizada das notas de acesso, a Universidade do Porto volta a liderar o acesso ao Ensino Superior com 16 licenciaturas e mestrados integrados entre os 50 cursos com as classificações mais elevadas do país, seguida pela Universidade de Lisboa, com 13 cursos.

Estes resultados decorrem da maior taxa de procura do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior por vagas em cursos da UP, sendo que 1,83 candidatos em primeira opção opta por uma das 4691 vagas da UP. No total, 8572 candidatos escolheram um dos 52 cursos da U.Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior.

A U.Porto registou, ainda assim, mais estudantes colocados (4715) do que vagas disponíveis (4691), graças às vagas adicionais criadas para resolver situações de empate ou de candidatos sem classificação final.

A Universidade do Porto termina esta primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior com uma taxa de preenchimento de vagas de 100,5%. Apenas quatro dos 52 cursos da U.Porto apresentam vagas para a segunda fase.

Será oferecido um kit de boas-vindas aos estudantes de primeiro ano da U.Porto - inscritos pela primeira vez este ano letivo - irão receber um kit de boas-vindas, que inclui uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante o acesso privilegiado a espaços e museus da cidade do Porto e uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.

A festa de receção que tem lugar todos os anos junto à Reitoria será substituída por um programa de atividades online que decorre de 28 de setembro a 2 de outubro, para dar a conhecer aos novos estudantes a Universidade, as suas faculdades e os seus grupos e associações académicas.