Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Universidade do Porto integra consórcio da melhor universidade do mundo no domínio da ecologia
09-01-2019

A Universidade do Porto acaba de formalizar a entrada no consórcio MUSE - Montpellier University of Excellence, que tem o objetivo de estabelecer naquela cidade francesa um polo de investigação de excelência internacional nas áreas da agricultura, alimentação, ambiente e saúde.


A U.Porto é a quinta universidade, logo a seguir a Barcelona (Espanha), Heidelberg (Alemanha), Wageningen (Holanda) e UC Davis (EUA, a associar-se a este consórcio estabelecido em 2017 e que reúne uma "elite" de 19 instituições científicas francesas de referência, liderado pela Universidade de Montpellier, considerada a melhor universidade do mundo no domínio da Ecologia, de acordo com o prestigiado Shanghai Rankings Global Ranking of Academic Subjects (GRAS) 2018.

O Reitor António de Sousa Pereira deslocou-se a Montpellier para oficializar as atividades de colaboração para os próximos cinco anos, nomeadamente a mobilidade de pessoal científico e académico, a dinamização de projetos de investigação e programas de ensino conjuntos (incluindo MOOCs - Massive Open Online Courses), e a organização conjunta de seminários, simpósios e conferências.

A operacionalização das atividades de cooperação será desenvolvida através do "Laboratório Externo" do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da U.Porto (CIBIO-InBIO), que será instalado na Universidade de Montpellier. Esta estrutura ficará associada à Agropolis International, e a uma comunidade de mais de 2.700 investigadores e docentes especializados nas áreas da agricultura, alimentação, biodiversidade e ambiente.

O principal objetivo deste Laboratório Externo será apoiar a colaboração científica entre a U.Porto, os restantes parceiros do MUSE e outras instituições europeias.