Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Universidade do Porto institui "Pausa Ativa" para promover a saúde e o bem-estar no trabalho
13-01-2020

A Universidade do Porto inaugurou a iniciativa "Pausa Ativa" em fevereiro de 2019, na Reitoria; desde então, já aderiram também ao projeto as faculdades de Arquitetura, Belas Artes, Ciências, Engenharia, Farmácia e Medicina, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e o Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC).


A "Pausa Ativa" leva os trabalhadores a "contrariar um bocadinho o excessivo tempo sedentário que existe em quase todas as nossas atividades laborais", salienta Joana Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto com o pelouro do Desporto.

Durante 15 minutos, os trabalhadores são desafiados a reforçar alguns grupos musculares através de exercícios propostos pelos técnicos do CDUP-UP. São já cerca de 500 colaboradores da U.Porto que, duas vezes por semana, recebem a visita dos técnicos do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Hugo Rodrigues, coordenador do projeto "Pausa Ativa" afirma que o sucesso desta iniciativa se deve "aos próprios colaboradores e às Unidades Orgânicas que aderiram a este projeto de uma forma espetacular com total abertura e dispostos a participarem sem restrições, deixando-nos entrar nos seus gabinetes e mantendo sempre uma predisposição fantástica", como ainda aos técnicos do CDUP-UP "que diariamente trabalham neste projeto, com grande motivação e afinco".

São 30 minutos por semana, que, segundo Hugo Rodrigues, contribui para "melhorias posturais adotadas no local de trabalho. Por outro lado, aquelas pequenas dores/tensões e desconfortos que eram relatados, mas que agora, através dos feedbacks que recebemos diariamente, estão bastante melhores, mostram-nos também melhorias significativas na mobilidade articular, o que permite melhorar e muito a qualidade de vida. Por último, dizem-nos que sentem que conseguem, durante o tempo de pausa, aliviar algum stress inerente do próprio trabalho melhorando assim o desempenho das suas funções".

No futuro, o objetivo é levar o projeto "Pausa Ativa" às restantes unidades orgânicas da Universidade do Porto. "Queremos pôr toda a Universidade com melhor qualidade de vida e que a atividade física faça parte do seu dia-a-dia!", conclui Hugo Rodrigues.