Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Universidade do Porto inaugura Instituto Confúcio com aulas a iniciarem em outubro de 2019
27-05-2019

A Universidade do Porto inaugurou no passado dia 24 de maio o primeiro Instituto Confúcio, um projeto desenvolvido numa parceria entre a Universidade do Porto e a Guangdong University of Foreign Studies.


O principal objetivo deste projeto é fortalecer a cooperação entre os dois países, através do alargamento dos horizontes culturais dos estudantes e da aproximação entre a Universidade e a cidade à China.

O espaço está situado na Rua de Ceuta e começará a funcionar em outubro de 2019. Os primeiros cursos a estarem disponíveis são os cursos de língua e cultura chinesa e serão lecionados por dois professores chineses, vindos da Guangdon University of Foreign Studies.

O Instituto Confúcio da Universidade do Porto terá também atividades abertas à população em geral, nomeadamente, sessões de cinema, exposições de arte, feiras do livro, cursos de culinária, de caligrafia, de dança e artes marciais.

"Este será um espaço de cooperação e intercâmbio luso-chinês em diferentes áreas. (?) Arrisco dizer que a China é parceira natural de Portugal. E nesse caminho comum que os dois países parecem destinados a trilhar, as instituições de ensino superior têm seguramente um papel importantíssimo a cumprir enquanto promotoras de desenvolvimento humano e técnico-científico. Há todo um horizonte de áreas de cooperação académica e científica que deve ser explorado, sob pena de se perderem oportunidades vantajosas para os dois países", salientou o Reitor da U. Porto, António de Sousa Pereira, durante a cerimónia de inauguração do Instituto.