Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Universidade do Porto distinguida no Brasil pela sua política de internacionalização
23-04-2019

A Universidade do Porto foi distinguida "pelo seu apoio extraordinário ao desenvolvimento", conforme declarações da FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional. A cerimónia de entrega do prémio foi entregue na cidade de Belém, no Brasil, durante a XXXI Conferência Anual da FAUBAI, sendo que a U.Porto foi a única instituição de Ensino Superior reconhecida.


A U.Porto, através da Reitoria e da Faculdade e Engenharia (FEUP), em especial, tem participado com assiduidade nas conferências organizadas pela FAUBAI, resultado do sucesso da política de internacionalização implementada pela U.Porto e dos laços que unem a instituição ao Brasil.

No ano letivo 2018/2019, a U.Porto bateu o seu recorde de número de estudantes estrangeiros, sendo que o número de alunos brasileiros ascende quase a 3500, ou seja, mais de metade da comunidade internacional que integra a "família" U.Porto.

Estes números são o reflexo da criação de condições por parte da Universidade do Porto no acesso aos seus cursos a todos os estudantes brasileiros que não possuam dupla nacionalidade portuguesa, nomeadamente a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes que pretendam ingressar na Universidade através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, que serve de "porta de entrada" nos cursos de Graduação - 1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado - da U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Para Bárbara Costa, responsável pelo Serviço de Relações Internacionais (SRI) da U.Porto, "a presença da UP nesta Conferência tem ajudado a promover e a divulgar boas práticas e experiências e tem incentivado os participantes a abraçar novos desafios relacionados com a internacionalização das universidades".