Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

U.Porto Press apresenta as cidades do futuro
15-06-2020
A cidade utópica é apresentada numa colaboração entre projetos de Arquitetura e Letras, no âmbito do espaço da Universidade, através de desenhos, ilustrações, fotografias.
A U.Porto Press aliou-se à scopio Editions para lançar o livro que apresenta a cidade do futuro, numa realidade que se nos afigura como verdadeiramente surreal. Do desenho e da fotografia à desejada utopia, o livro "DPIC: Arquitetura, Arte e Imagem ? UTOPIA 500" é o resultado do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia de 2016 e tem como objetivo entrever a visão utópica da cidade nas perspetivas de estudantes, investigadores e artistas, por meio de imagens e reflexões.

Este livro chega depois da primeira edição do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia. Estas duas iniciativas nasceram de uma colaboração entre o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e o Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), da Faculdade de Letras (FLUP).

Deste modo, os projetos Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e UTOPIA 500 traduzem a iniciativa de "promover uma compreensão da imagem e do seu uso enquanto método e meio de representação, de entendimento e de interação com diversos espaços nos campos da arquitetura, cidade e território" e "disseminar a noção de utopia como motor de mudança social, inspiração e inovação", tal como assinala Maria Neto, uma das autoras do livro e investigadora do CEAU-FAUP.

A publicação reúne, ainda, trabalhos de 11 participantes, de várias nacionalidades, e textos reflexivos de Maria Neto, Fátima Vieira ? coordenadora do Pólo do Porto do CETAPS e Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura ? e Pedro Leão Neto ? coordenador do projeto Arquitetura, Arte e Imagem (AAI).

"O lançamento do livro pretende mostrar a qualidade e interesse dos trabalhos apresentados e, simultaneamente, ser uma ferramenta de divulgação, reconhecimento e disseminação a um público alargado, através de uma edição bilingue", refere Maria Neto.

Cláudio Reis, artista, investigador e um dos elementos do júri do concurso, a publicação possibilita o "estender no tempo do propósito de reflexão em torno do pensar por imagens".

"Encontramos sempre uma imagem crítica sobre um determinado espaço existente e uma visão [que] perspetiva sobre o que é que poderia ser esse espaço, refletindo uma outra situação, de uma sociedade que, através exatamente da sua arquitetura e do seu território, pode dar uma outra resposta", tal como sintetiza Pedro Leão Neto.

Os autores procuraram incentivar à reflexão crítica sobre as "visões utópicas" exemplificadas, contextualizando e explicando os universos da Arquitetura, Arte, Imagem e da Utopia numa sociedade imaginada, por meio de textos que acompanham as imagens. 

O livro está disponível na loja online da U.Porto Press, com 10% de desconto incluído. A publicação também pode ser adquirida através do website da scopio Editions, na Loja da Universidade do Porto e na livraria da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (AEFAUP), assim como em lojas FNAC selecionadas. 

A apresentação pública do livro está prevista ainda para este ano de 2020 - no âmbito do ciclo de Conferências e Debates Arquitetura, Arte e Imagem (AAI); contudo, não está posta de lado a hipótese da mesma se realizar com recurso a videoconferência.