Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

U.Porto lidera na inovação a nível nacional
03-05-2018

A Universidade do Porto consolidou o seu papel na inovação a nível nacional no ano de 2017, através da proteção e valorização do conhecimento produzido dentro da instituição.


O portfolio das patentes ativas, gerido pela U.Porto Inovação, atingiram as 242. No ano passado foram efetuados 11 novos pedidos de prioridade de patente em território nacional e 5 em território internacional. Somando a esses números, foram efetuados 40 pedidos de extensão de patente para territórios como Europa, Estados Unidos, Japão, China, Singapura, entre outros.

De acordo com o European Patent Office, a Universidade do Porto foi a instituição portuguesa com mais pedidos de patente em 2017,com um total de 12 pedidos de patente em território europeu. Essas submissões dizem respeito ao perímetro consolidado da U.Porto, incluindo institutos associados, contando 6 submissões de patente por parte de Faculdades da Universidade e 6 do INESC TEC.

Atualmente, a U.Porto conta com 17 patentes concedidas nos Estados Unidos, 51 em território Europeu, 4 em Singapura, 2 no Japão, entre outras em diferentes territórios espalhados pelo mundo. Foi também em 2017 que se alcançou a 50.ª concessão de patente portuguesa para a Universidade do Porto.

Para Maria Oliveira, coordenadora da U.Porto Inovação, "é um privilégio a equipa continuar a ajudar a fazer da inovação um dos principais pilares da Universidade do Porto, promovendo o conhecimento e as competências aqui desenvolvidas".

Ver aqui para mais informações.