Sociedade

Startup do Porto vence competição internacional

  • Notícia

    Notícia

#DR_investigadora_Veronica_Orvalho.jpg

DR

A DIDIMO venceu a competição internacional "Women Startup Challenge VR and AI", uma iniciativa do programa americano "Women Who Tech", cujo objetivo é dar a conhecer projetos "out of the box" que sejam desenvolvidos por mulheres, nas áreas da realidade virtual e inteligência artificial.

Esta startup portuense, fundada pela professora da Faculdade de Ciências da cidade do Porto (FCUP), Verónica Orvalho, não só foi a única finalista portuguesa na competição, como também arrecadou o primeiro lugar e um prémio no valor de 50 mil dólares, com a oportunidade de apresentar a empresa a um painel de investidores internacionais.

Com este prémio, a startup poderá continuar a desenvolver uma tecnologia pioneira no mundo, criada na Universidade do Porto, que permite criar personagens virtuais 3D (avatares) a partir de uma simples fotografia tirada com um telemóvel. 

Esta tecnologia já tinha sido distinguida com o primeiro prémio do iUP25k, o Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, em 2015.

Verónica Orvalho, Professora do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da U.Porto desde 2008, conta com um vasto currículo dedicado ao estudo da computação gráfica, tendo a sua investigação incidido no campo da "facial reading", sistema que pretende tornar mais autêntica a expressão facial do cinema de animação. 

Esta docente licenciou-se em Engenharia de Software pela Universidade de Belgrano, em Buenos Aires. Tem um Mestrado em Desenvolvimento de Videojogos pela Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona, e é doutorada em Ciências da Computação pela Universidade da Catalunha.